TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA PANDEMIA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Fernanda Sleiman Rodrigues

Banca Examinadora:

Fernanda Sleiman Rodrigues

Bruna Germana Nunes Mota

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Autor(es):

Marcelo Jamyson de Paulo Mendes

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

O presente artigo discute os desafios enfrentados na pandemia no processo de ensinoaprendizagem dos alunos dos anos iniciais de uma escola pública do município de Caucaia. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivos identificar as metodologias e os recursos utilizados pelos professores no processo ensino-aprendizagem durante a pandemia da Covid19, bem como verificar os desafios enfrentados pelos professores dos anos iniciais durante o isolamento social em decorrência da crise sanitária. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, por tentar analisar esse novo fenômeno que o sistema educacional vivenciou. Os resultados revelam que há uma precarização do trabalho docente evidenciado pela pandemia, ou seja, grande parte dos professores (as) não recebeu capacitação para implementar o ensino remoto emergencial, outrossim, a maioria dos alunos não tinham acesso aos recursos tecnológicos possibilitando um atraso no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, tornou mais evidente as desigualdades sociais existentes e acentuou os desafios enfrentados pelo corpo docente que teve que ressignificar sua prática pedagógica, refletir sobre ela e inserir metodologias ativas com o intuito de oportunizar aos discentes uma aprendizagem satisfatória

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Escola Pública. Pandemia

Accessibility Toolbar