TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A DEFICIÊNCIA COMO LIMITAÇÃO AOS PROCESSOS DE ADOÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Curso:

Serviço Social

Coordenador:

Aline Brauna dos Santos

Orientador:

Ana Lourdes Maia Leitão

Banca Examinadora:

Fernanda Seuman Rodrigues

José Everton Silva Rodrigues

Autor(es):

Rakel de Moura Santos
Daniela Alves de Paula Flôr
Antônia Beatriz Barbosa

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

O crescimento do número de crianças e adolescentes com deficiência em situação de adoção é um problema real e crescente no nosso país. Mesmo com a intensificação de debates e incentivos para o aumento de processos de adoção de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, ainda persiste o desencontro no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) entre o perfil desejado pelos postulantes e o perfil majoritário de institucionalizados em todo o Brasil. Dessa forma, há uma grande necessidade de realização de ações com a sociedade e com os profissionais das diversas áreas envolvidas nesse processo para que seja garantido e efetivado o direito à convivência familiar. O referido estudo tem como objetivo analisar os desafios e as fragilidades da adoção de crianças e adolescentes, tendo a ciência de que o Brasil intensifica seu trabalho nas várias faces da questão social, estando estas entrelaçadas às situações vivenciadas pelos atores em questão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, integrada à documental e bibliográfica. Os resultados desta pesquisa proporcionaram o conhecimento de todos os processos existentes, desde a inserção da criança e do adolescente com deficiência no sistema, até a sua saída mediante adoção ou idade avançada, além da compreensão acerca das diversas causas do envelhecimento dos institucionalizados e da percepção e ação dos funcionários diante da problemática da adoção de crianças e adolescentes com deficiência.

Palavras-chave:

Adoção; Deficiência; Institucionalização

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