TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PROJETO AFETOS: AS AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE UM MUNICÍPIO CEARENSE

Curso:

Psicologia

Coordenador:

Carla Maria Holanda de Lima Façanha

Orientador:

Patrícia Maia Cordeiro Dutra

Banca Examinadora:

Carla Maria Holanda de Lima Façanha

Amanda Jereissati

Autor(es):

Francisca Cristiane Castro de Oliveira
Talita Sucupira de Moura Alves
Viviany Barbosa Barroso Gomes

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

As Secretarias Municipais de Educação desempenham papel essencial na implementação e apoio a programas que visam oportunizar o acesso das populações à propostas educacionais qualitativas. Em vista disso, o objetivo geral desta pesquisa foi apresentar as ações do Projeto Afetos, conduzido pela Secretaria Municipal de Educação de Horizonte (SEMEH), que visa desenvolver as competências socioemocionais da comunidade escolar. Determinamos como objetivos específicos deste estudo caracterizar as diretrizes do projeto escolhido, descrever as ações realizadas em seu âmbito e apresentar os resultados alcançados por estas. A escolha do Projeto Afetos foi motivada por sua relevância, visto que a educação socioemocional é uma demanda inquestionável da contemporaneidade. Para alcançarmos os objetivos supracitados, lançamos mão de uma fundamentação teórica que trata de conceitos como Inteligência Emocional, na perspectiva de autores como Goleman (1990), Mayer e Salovey (1990); Inteligências Múltiplas, com base nos escritos de Gardner (1995), além dos principais documentos oficiais da educação brasileira: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB (1996). No que se refere à metodologia, adotamos a abordagem qualitativa, visto que esta possui um caráter investigativo e exploratório que nos permitiu analisar profundamente as informações coletadas, compreendendo as experiências dos indivíduos envolvidos no Projeto Afetos. Para realizar a coleta de dados, utilizamos pesquisa documental, tendo como arcabouço teórico autores como Minayo (1996); Cervo; Bervian; Silva (2007) e Gil (2002). Observamos com esta pesquisa que, apesar dos desafios encontrados, o Projeto Afetos alcançou resultados que extrapolam o contexto escolar, preparando os participantes para os desafios da vida, promovendo empatia e contribuindo para um ambiente social mais harmonioso.

Palavras-chave:

Educação Socioemocional; Desenvolvimento Pessoal; Competências Socioemocionais; Comunidade Escolar; Políticas Educacionais.

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