TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A (RE) SIGNIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE REFORÇO ESCOLAR NO PERÍODO PÓS-COVID-19

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Carlos Alexandre Holanda Pereira

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Autor(es):

Larissa de Sousa Magalhães
Leyciane Lima Silva Rodrigues
Marcela Menezes Amaro
Yohara Almeida da Silva

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

As instituições de reforço escolar têm progredido em nossa sociedade, principalmente após a pandemia de 2019. Estas instituições, oferecem a recuperação da aprendizagem escolar e também inclusão social, diante da necessidade apresentada nas crianças no ensino fundamental. No sentido de compreender a (re)significação das instituições de reforço escolar no período póscovid – 19, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de cunho descritiva, com a participação de três docentes atuantes de instituições de reforço. A coleta de dados, foi realizada através da aplicação de um questionário impresso e aplicado de forma presencial, composto em duas partes: a primeira, contendo os dados pessoais do docente e a segunda, voltada para a atuação profissional, contendo cinco questões subjetivas que dialogam com nosso objeto de estudo. A análise de dados foi realizada através da descrição e interpretação das falas dos indivíduos à luz do referencial teórico. A pesquisa evidenciou a importância das instituições de reforço escolar, como impulsor da recuperação de aprendizagens em crianças de 6 a 10 anos de idade.

Palavras-chave:

Reforço escolar; Aprendizagem; COVID-19

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