TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Jivago Oliveira da Fonseca

Autor(es):

Bruno Henrique Ribeiro da Silveira
Gleiciane Edwiges Cardoso Rocha
Laura Leandro de Abreu
Patrícia Lorena Penha Santana
Vitória Régia Oliveira Moreira

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

O presente trabalho refere-se à importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da matemática e de que forma o uso de tais atividades se mostra como instrumento pedagógico no ensino dessa ciência. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal examinar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem matemática. A pesquisa possui caráter qualitativo e é baseada na observação direta realizada em uma ação de campo com três crianças de 7 a 9 anos. Foram utilizados como procedimentos complementares a metodologia da pesquisa bibliográfica, análise documental e a entrevista a partir de uma roda de conversa com as crianças. Verificou-se que o uso de jogos e brincadeiras oportuniza uma aprendizagem significativa e leve da matemática, bem como uma ferramenta de reforço e avaliação de conceitos. A partir desses resultados, podemos concluir também que, embora haja grande importância dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem matemática, o uso destes não garante um engajamento pleno da criança na atividade.

Palavras-chave:

Jogos; Brincadeira; Ludicidade; Ensino da matemática.

Accessibility Toolbar