TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE QUALIDADE

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Carlos Alexandre Holanda Pereira

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Cristiane Aragão

Autor(es):

Aline Nogueira Peixoto
Claudiana de Sousa Felix
Francisca Antônia Cesar de Sousa Batista
Jucivania Bezerra de Freitas
Suzana De Sousa Gomes

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

O objetivo desta pesquisa consiste em investigar como a comunidade pode participar e contribuir para uma gestão escolar de qualidade. Com o intuito de contemplar o objetivo proposto, elegemos a metodologia qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico. A escola escolhida como lócus trata-se de uma instituição pública estadual de ensino médio que oferece curso técnico profissionalizante integrado, situada no bairro Messejana – Fortaleza – Ceará. Para a realização desta investigação, fez-se necessária a participação de dois pais e dois gestores, tendo em vista que uma gestão participativa requer a colaboração de todos: dentro e fora da escola. A coleta de dados ocorreu entre os dias 08 de agosto a 10 de novembro de 2023. O motivo da escolha desse local devese ao fato de ser uma escola de adolescentes do ensino médio, que tem como foco formar profissionais que, futuramente, têm em vista a questão do direito de expressão e envolvimento socioeducativo para a plena função do cidadão. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário dividido em duas partes: a primeira contém informações de identificação do sujeito participante e a segunda está voltada para sua atuação profissional, contendo cinco questões abertas que dialogam com o nosso objeto de estudo, aplicado pessoalmente. A análise de dados foi realizada através da interpretação e descrição das falas dos sujeitos à luz do referencial teórico. As categorias de análise foram delineadas a partir das palavras e frases repetidas presentes nas respostas dos sujeitos. O estudo nos mostrou que é possível e necessário a participação da comunidade escolar, desde que todos os envolvidos com a escola sejam estimulados e incentivados a participar das questões que venham trazer melhorias no desempenho e objetivos educacionais, contribuindo com excelentes resultados no desempenho de seus alunos.

Palavras-chave:

Gestão democrática; Participação; Comunidade escolar.

Accessibility Toolbar