TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

MARKETING DIGITAL E O CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Curso:

Odontologia

Coordenador:

Manoela Moraes de Figueiredo

Orientador:

Carlos Antônio Moreira

Banca Examinadora:

Manoela Moraes de Figueiredo

Marcelo Bruno Lemos de Oliveira

Autor(es):

HERMANO BEZERRA DA SILVA

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

As redes sociais virtuais e websites propiciam um ambiente de rápida disseminação de informações, tendo um papel significativo no marketing odontológico. Ao passo que as publicações on-line relacionadas à divulgação de serviços e tratamentos em Odontologia crescem a cada dia, estas também estão sujeitas às implicações ético-legais que regulamentam a profissão, devendo estarem de acordo com o Código de Ética Odontológica (CEO) e outras jurisdições brasileiras. Dessa forma, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre o marketing digital na Odontologia no contexto das redes sociais, apresentando reflexões de como a publicidade nesse nicho se comporta no Brasil e relacionando-o às normativas do CEO. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Medline (via PubMed), SciELO e Lilacs. Os seguintes descritores, com seus respectivos termos em inglês, combinados entre si, foram adotados: “Odontologia”, “Redes sociais”, “Marketing”, “Ética” e “Jurisprudência”. Não houve restrição de data de publicação. Critérios de inclusão e exclusão também foram usados, de tal forma a selecionar artigos originais publicados em periódicos científicos que atendessem aos objetivos do presente trabalho. Encontrou-se 969 documentos e selecionou-se 16 artigos no final, sob os critérios do checklist Prisma. A maioria dos estudos apontam para a ocorrência de infrações éticas relacionadas ao marketing digital, como omissão de dados essenciais (como nome do profissional, número de inscrição do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e nome representativo da profissão – cirurgião-dentista), além de registros em imagens e informações dos pacientes que ferem o sigilo e individualidade, dando margem à litígios e penalidades legais. Sugere-se modificações nos cursos de graduação, fomentando o aprendizado aos alunos no campo da Bioética aplicada à publicidade virtual, cursos de reciclagem e estratégias educativas com profissionais na ativa e maior apromixação dos conselhos de classe aos cirurgiões-dentistas.

Palavras-chave:

Odontologia; Redes sociais; Marketing; Ética; Jurisprudência.

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