TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O ATO DE PLANEJAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Bárbara Pimenta de Oliveira

Banca Examinadora:

Marlise Aparecida dos Santos de Napoli

Sâmia de Alencar Sousa

Autor(es):

HORTÊNCIA APARECIDA DA SILVA SAMPAIO
RÉGILA DA SILVA COSTA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

O presente artigo aborda sobre o ato de planejar do professor da educação básica e tem como relevância o fato de que o planejamento ou a falta dele reflete diretamente na sala de aula e, consequentemente, no aprendizado dos alunos. Elegemos como problema de pesquisa a seguinte questão: como o professor da educação básica planeja suas aulas? E como objetivo: investigar como o professor da educação básica elabora seu planejamento. De início, a pesquisa teve cunho bibliográfico, a fim de montar um referencial teórico, seguida da pesquisa de campo, que contou com técnicas de coleta de dados, a observação, nos dias de planejamento dos professores e entrevistas com o coordenador pedagógico e com professores sujeitos da pesquisa. Encontramos uma realidade na qual o planejamento ocorre de modo sistemático e incorporado na rotina da escola, com momentos coletivos de interação e reflexão entre os professores de uma mesma área de atuação, estando sob a orientação de um professor específico, o professor coordenador de área. Ao coordenador pedagógico da escola cabe o acompanhamento dos professores coordenadores de área. Ressaltamos que a maneira como o planejamento acontece no lócus pesquisado favorece a realização desta prática e o sucesso ao ser aplicado em sala de aula. Nosso estudo, portanto, reafirma a ideia de que os professores da educação básica precisam ver o planejamento como uma ferramenta importantíssima dentro de sua prática, mostrando que o ato de planejar é viável e essencial para o cotidiano escolar.

Palavras-chave:

Professor; Educação Básica; Planejamento escolar.

Accessibility Toolbar