TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PERCEPÇÕES DO CUIDADOR FAMILIAR ACERCA DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM CRIANÇAS COM AUTISMO

Curso:

Fisioterapia

Orientador:

Rafaele Teixeira Borges

Banca Examinadora:

Calos Irineu Granja Costa

Juliana Montenegro Pinto

Autor(es):

Danielly Viana da Silva
Manuela de Brito Chagas
Marjory Paixão Mendonça
Wladia Thisa Matias Rodrigues

Ano de Publicação:

2019

Resumo:

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, é definido como um transtorno comportamental que compromete tanto o desenvolvimento motor quanto o psiconeurológico, dificultando a cognição, a linguagem e a interação social da criança. Objetivo: Verificar a percepção dos cuidadores das crianças com TEA sob a atuação da fisioterapia. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com características qualitativas, realizada com cuidadores de crianças com TEA. A coleta de dados foi realizada na Fundação da Casa da Esperança, situada na cidade de Fortaleza-CE, no período de setembro e outubro 2019. Incluiu-se, nesta pesquisa, cuidadores familiares, com idade superior a 18 anos, de crianças com autismo acompanhadas pelo setor de fisioterapia da instituição há 6 meses. Aplicou-se, como instrumento de coleta de dados, um roteiro de perguntas pré-determinadas para se obter a percepção dos cuidadores sobre a atuação da fisioterapia, sendo esta coletada por meio de gravação de voz. Resultados: Foram entrevistados 10 cuidadores de crianças com TEA, na sua maioria mãe. Mediante as falas dos cuidadores, percebeu-se que a fisioterapia influenciou bastante no desenvolvimento motor e postural do TEA. Conclusão: As percepções encontradas nas narrativas deixaram claro que os cuidadores percebem a importância da fisioterapia no tratamento das crianças com TEA.

Palavras-chave:

Fisioterapia; Cuidador; Transtorno autístico; Assistência à Saúde.

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