A apresentação dos alunos pré-concludentes aconteceu na última semana de novembro na unidade acadêmica Lagoa de Messejana.
O objetivo da atividade foi inspirar os alunos do curso nos principais equipamentos culturais de Fortaleza.
“Urbanidade de Fortaleza, nossa cultura, arte e arquitetura” foi o tema macro definido para pesquisa dos projetos de moda de 2024.2, do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu, que pretendeu realizar uma celebração vibrante da rica cultura, arte e arquitetura da capital cearense. O objetivo foi inspirar os alunos do curso nos principais equipamentos culturais de Fortaleza, buscando não apenas elementos para a moda, mas também para construção de narrativas que refletem a identidade e nossas tradições. A apresentação aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro na unidade acadêmica Lagoa de Messejana.
O tema macro é um manifesto de amor à Fortaleza, uma forma de celebrar e preservar a nossa identidade através do design e da moda. A turma de alunos pré- concludentes divididos em sete equipes tiveram como desafio se inspirar em um dos equipamentos culturais de Fortaleza para criar e desenvolver uma coleção para uma marca específica. Os equipamentos culturais escolhidos pelas equipes foram: o Theatro José de Alencar, o Centro Cultural Dragão do Mar, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, a Estação das Artes, o Estoril, a Ponte dos Ingleses e o Mercado dos Peixes.
Foram desenvolvidas sete coleções: A Sinfonia, para marca de moda festa Dressa e inspirada na Catedral Metropolitana de Fortaleza pelas alunas Alexia Stefani, Marineide Silva e Jamilly Pinheiro; Coleção Urbanidade Encantada, para a marca Jacris inspirada no Theatro José de Alencar e desenvolvida pela aluna Ana Elvia; a Coleção Stars, para a marca Pitaya e inspirada no Centro Cultural Dragão do Mar, desenvolvida pelas alunas Ana Júlia Cury, Janaína Melo e Karine Vitória Arantes; A Coleção Sopro, para marca a Starjane e inspirada na Estação das Artes, desenvolvida pela dupla Alicia Diógenes e Yara Gonçalves; a Coleção Entre Linhas e Ondas, para a marca Blinclass e inspirada no Estoril, desenvolvida pela equipe Isadora Assunção, Sabrina Hellen e Vítor Alves; a Coleção Celebrar, para a marca SandBlue e inspirada na Ponte dos Ingleses, desenvolvida pela equipe Brenda Stela, Dolores Abreu, Vitória Régia e Cléo Maia; e a Coleção Mucuripe, inspirada no Mercado dos Peixes e desenvolvida pela equipe Luana Neris, Matheus Carvalho e Sandra Carvalho.
Para a profª. Regina Almeida, coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu, a pesquisa sobre os equipamentos culturais de Fortaleza se faz importante para os alunos porque, além de gerar conhecimento pela redescoberta da riqueza da nossa história, cultura, ancestralidade, urbanidade e a beleza arquitetônica, aumenta também o sentimento de pertencimento e o orgulho por nossa cidade. Os projetos de desenvolvimento de coleções tiveram a orientação da profª. Ma. Fernanda Farias; e os projetos de ponto de venda foram orientados pela profª. Lilian Carvalho, ambas docentes do Curso de Design de Moda da UniAteneu.