Acadêmico de Odontologia da UniAteneu conquista o 3º lugar no Desafio das Ligas no XXVI Congresso de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

No XXVI Cobrac, Alessandro Cenciarelli participou do Desafio das Ligas, ocorrido ao longo de todo o dia 06 de setembro, e terminou em 3º lugar geral na competição.

Aluno Alessandro Cenciarelli na companhia do prof. prof. Carlos Nicolau Babadopulos, docente do Curso de Odontologia da UniAteneu.

A graduação em Odontologia do Centro Universitário Ateneu se destaca por oferecer ao corpo discente um ensino de qualidade, que perpassa por uma estrutura de laboratórios modernos e que atende às atuais necessidades de formação do cirurgião-dentista e também por um corpo docente qualificado e com vivência de mercado na profissão. O resultado é que os alunos absorvem semestre a semestre conhecimentos e praticam dentro e fora da sala de aula, sendo até reconhecidos pelo brilhante desempenho em eventos acadêmicos da área odontológica.

É o caso do aluno Alessandro Cenciarelli, que está no 8º semestre do Curso de Odontologia da UniAteneu. Ele participou entre os dias 03 a 06 de setembro do XXVI Congresso de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (Cobrac), o maior da América Latina e um dos maiores do mundo neste segmento da Odontologia, que nesta edição aconteceu no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém (PA). No evento, Alessandro participou do Desafio das Ligas, ocorrido ao longo de todo o dia 06 de setembro, e terminou em 3º lugar geral na competição.

O Desafio das Ligas é uma competição organizada pelo Revisabuco, cujas ligas acadêmicas de cirurgia buco-maxilo de todo o Brasil se inscrevem para participarem e se enfrentarem no evento, colocando à prova os seus conhecimentos a respeito da temática. Neste ano, o número de participantes bateu o recorde, chegando a um total de 16 times (ligas). Essas ligas foram formadas quase que na sua totalidade por três ou quatro participantes. No caso do Alessandro Cenciarelli, ele foi o único a disputar o campeonato sozinho representando a Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar (Labucoh) da UniAteneu.

O campeonato foi estruturado por uma fase de grupos composta por quatro grupos, sendo cada grupo formado por quatro times. Os dois primeiros que passassem avançariam para a fase de mata-mata do desafio, que inclui as quartas de finais, semifinais e finais. Na fase inicial, Alessandro obteve 100% de aproveitamento, obtendo três vitórias sobre os grupos enfrentados. Com o resultado, ele passou em 1° lugar para a fase de mata-mata. Nas quartas de final, ele ganhou por 4×1, e na fase das semifinais, perdeu para os atuais bicampeões, indo para a disputa do 3º lugar.

“Quando a disputa pelo 3º lugar foi iniciada, a Labucoh começou perdendo, mas conseguiu virar o placar, nos consagrando em 3º lugar geral no Desafio das Ligas, melhor posição da história da Labucoh na competição. Esse feito devo muito aos professores da UniAteneu, em especial, ao prof. Luiz Carlos Junior por ter acreditado em mim. Além disso, tive o privilégio de ter três pôsteres eletrônicos expostos no maior congresso da América Latina, que só foi possível graças ao direcionamento dado pelo prof. Carlos Nicolau Babadopulos”, relatou o aluno.

A primeira oportunidade que a UniAteneu participou do Desafio das Ligas foi do 13º Encontro Norte Nordeste de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (Ennec), onde estiveram presentes quatro alunos do Curso de Odontologia, sendo as que já concluíram a graduação a Ana Paula Caracas, a Ana Bárbara Maciel, a Adália Ribeiro e o Sérgio Marques Filho, que está no 7º semestre. Na época, eles eram Grupo de Atendimento Odontológico (GAO) de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatologia.