Curso de Arquitetura e Urbanismo promove seminário para apresentação das atividades acadêmicas de extensão

O seminário promovido pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu teve como tema “Técnicas construtivas sustentáveis”.

O evento contou com a participação do prof. Dr. Frederico Macêdo e da profª. Ma. Cindy Rebouças, coordenador e docente do curso, respectivamente.

No Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu realizou na unidade acadêmica Lagoa de Messejana um seminário sobre “Técnicas construtivas sustentáveis”, para a apresentação das atividades de extensão do semestre 2021.2 por alunos do 1º ao 6º semestre. O evento contou com a participação do prof. Dr. Frederico Macêdo, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu; e da profª. Ma. Cindy Rebouças, docente do curso e responsável pelas atividades de extensão.

No decorrer do período, os alunos desenvolveram estudos, análises e pesquisas de campo direcionadas a apreender e compreender não somente novas formas de construções alternativas, mas também resgatar técnicas passadas que ainda possam ser acessíveis a todos, de fácil manuseio e construtibilidade e que permitam através de suas diretrizes tipológicas, funcionais e estéticas levar paridade, equidade, inclusão social e preservação ambiental para as comunidades mais fragilizadas do ponto de vista social.

“Os alunos mostraram-se interessados do âmbito da pesquisa científica, assim como na temática abordada, visando o aprofundamento dos conhecimentos sobre as técnicas construtivas sustentáveis. Para muitos, foi o primeiro contato com a iniciação científica. Apesar disso, tivemos um excelente resultado em todo o processo de construção do aprendizado e mais ainda, concluímos uma turma com futuros profissionais com consciência social para atender a sociedade na construção de cidades mais sustentáveis”, afirmou a profª. Ma. Cindy Rebouças.

Segundo o prof. Dr. Frederico Macêdo, a atividade de extensão acadêmica tem se mostrado exitosa e em crescente em sua proposta, desde a sua implantação no semestre passado, ao atender a nova deliberação do Ministério da Educação (MEC). “Esta atividade, além de vincular de forma plena todas as práticas pertinentes de sua existência acadêmica ao universo profissional que em breve estarão vivenciando, leva o corpo discente à reflexão, à ampliação de sua consciência social e ao desenvolvimento de um senso crítico que muito irá lhe auxiliar na composição de sua postura e conduta profissional quando egresso de nossa instituição”, explicou o coordenador.

Ele disse ainda que através destes seminários, considerados como o momento conclusivo das práticas e pesquisas dos alunos, eles têm à disposição uma ferramenta efetiva, onde podem expressar, seja de forma textual ou oral, todo o arcabouço que apreenderam em suas coletas de dados para fundamentar as suas respectivas pesquisas, sejam elas teóricas ou de campo. “Os seminários são uma oportunidade de aprendizado onde os discentes acabam por desenvolver um controle e desenvolvimento de suas próprias capacidades de argumentação”, complementou o prof. Dr. Frederico Macêdo.