Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho promove visita técnica de alunos à Fábrica Fortaleza

Na visita técnica à Fábrica Fortaleza, os alunos puderam conhecer diversos espaços, como o centro cultural, o teatro, exposição de obras de artes, biblioteca, o museu pessoal da família Dias Branco e os processos produtivos de massas, biscoitos e torradas.

A atividade foi acompanhada pelo prof. Marcos Freire, docente da disciplina de “Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações”  do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Pós-Graduação do Centro Universitário Ateneu realizou no dia 30 de agosto, uma visita técnica com alunos da disciplina de “Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações” da unidade acadêmica Harmony – Bezerra de Menezes na Fábrica Fortaleza, situada na cidade de Eusébio (CE). A atividade foi acompanhada pelo prof. Marcos Freire, docente da disciplina.

Na ocasião, o grupo de alunos teve a oportunidade de transitar pelo centro cultural estabelecido pela empresa, teatro, exposição de obras de artes feitas pelos colaboradores, biblioteca e o museu pessoal da família Dias Branco. Por fim, eles ainda puderam conhecer os processos produtivos de massas, biscoitos e torradas. Ao final, participaram de uma palestra com os engenheiros de segurança da fábrica sobre o projeto de adequação das máquinas e equipamentos conforme a Norma Regulamentadora 12 (NR-12).

“A visita técnica que realizamos à Fábrica Fortaleza foi uma experiência única e enriquecedora para todos nós. Tivemos a chance de conhecer, em primeira mão, a integração entre a cultura organizacional e a segurança no trabalho, aspectos que são fundamentais no desenvolvimento de qualquer ambiente industrial. Iniciamos o nosso tour pelo centro cultural da empresa, onde pudemos observar o quanto a Fábrica Fortaleza valoriza a cultura e o bem-estar de seus colaboradores. A visita ao teatro, à exposição de obras de arte criadas pelos próprios colaboradores, à biblioteca e ao museu da família Dias Branco nos mostraram como a empresa se preocupa em preservar e valorizar a história e a criatividade de sua equipe”, relatou o prof. Marcos Freire.

Para o docente, ao conhecer os processos produtivos de massas, biscoitos e torradas, os alunos puderam ver na prática como a Fábrica Fortaleza alia a eficiência produtiva com o cumprimento rigoroso das normas de segurança. “Este contato direto com o chão de fábrica é essencial para que possamos entender os desafios e as soluções aplicadas na indústria alimentícia, especialmente, no que tange à segurança no trabalho”, ressaltou.

Na visão do prof. Marcos Freire, o ponto alto da visita foi a palestra com os engenheiros de segurança da fábrica. Ele conta que os profissionais compartilharam detalhes sobre o projeto de adequação das máquinas e equipamentos conforme a NR-12. “Este momento foi crucial para entendermos a importância da norma e como ela é aplicada para garantir um ambiente de trabalho seguro e eficiente”, complementou o docente.

A visita técnica é mais um exemplo de que o ensino aplicado na UniAteneu, seja nos cursos técnicos, na graduação ou na pós-graduação, vai muito além da sala de aula. “A experiência que vivenciamos na Fábrica Fortaleza vai muito além do que podemos aprender em sala de aula. Espero que todos tenham absorvido o máximo de conhecimento possível e que essa visita inspire vocês a continuar buscando excelência e segurança em suas futuras carreiras”, finalizou.