Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Estrutura Curricular
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Matemática Computacional |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Fundamentos em TI |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Planejamento de Carreiras |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Algoritmos Computacionais |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Arquitetura e Org. de Computador |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Projeto Interdisciplinar I* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Seg. da Com. e Informação – EAD |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Comunicação de Dados |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Banco de Dados |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Gestão de Sist. de Informação – EAD |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Interação Homem Máquina* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Projeto Interdisciplinar II* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Disciplina | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Sistemas Distribuídos – EAD* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Gerência de Projetos |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Programação de Computadores |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Implantação e Administração de Sistemas Operacionais Proprietários |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Introdução ao Desv. Aplicações WEB* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Projeto Interdisciplinar III* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Gerenciamento de Prod. de Software* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Laboratório de Banco de Dados* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Auditoria e Redes de Software* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Programação Orientada a Objetos* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Engenharia de Software* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Projeto Interdisciplinar IV* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Disciplina | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Webservices e Frameworks para Aplicação Web* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Banco de Dados de Alta Performance* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Empreendedorismo – EAD |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Direito Digital – EAD* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Programação WEB* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Projeto Interdisciplinar V* |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Sobre o Curso de Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Reconhecimento de curso – Portaria 914 de 27/12/2018 – Messejana
Reconhecimento de curso – Portaria 1032 de 23/12/2015 – Messejana
Reconhecimento de curso – Portaria 88 de 20/02/2019 – Pecém
Turno:
Noturno
Grau:
Tecnólogo
Duração:
2,5 (dois e meio) anos
Unidades de oferta:
Messejana e Pecém.
Coordenadores do Curso
Coordenação:
Prof. CARLOS ELMEN GERÔNIMO DE ANDRADE
Oferta do Curso
UNIDADES | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | ||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Manha | Tarde | Noite | Manha | Tarde | Noite | ||
Messejana |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Antônio Bezerra |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Pecém |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Siqueira |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Bezerra de Menezes |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
• |
Missão
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como missão formar profissionais para desempenhar atividades nas áreas de planejamento, análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, bem como atuar no desenvolvimento e suporte de produtos de apoio.
Objetivos
A formação do profissional Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve atender às necessidades da sociedade nessa área, sem perder de vista a constante evolução do conhecimento humano nos aspectos organizacionais quanto éticos, que se refletem tanto no mercado de trabalho quanto nas relações com o outro.
O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo geral a formação de cidadãos capazes de responder aos desafios da sociedade em contínua transformação e que atuem profissionalmente na área de Sistemas de Informação.
Considerando as ofertas e tendências atuais do mercado de trabalho, o curso tem os seguintes objetivos:
– Atender às necessidades do mercado em termos de formação de recursos humanos na área de Informática e Computação;
– Proporcionar o uso adequado e eficiente de Tecnologia da Informação no planejamento, análise e desenvolvimento de sistemas de informação em organizações que integrem desenvolvimento baseado nas tecnologias de Banco de Dados e de Redes de Computadores, em diversos ambientes computacionais;
– Estimular o trabalho em equipes multidisciplinares constituídas, por exemplo, por usuários e especialistas em desenvolvimento de sistemas corporativos nos diversos ambientes computacionais, banco de dados, redes de computadores e em outras áreas da computação;
– Desenvolver capacidade autônoma de aprofundamento constante de seus estudos para absorver novas tecnologias, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional;
– Desenvolver habilidades para gerência em ambientes de tecnologia da Informação ou em empreendimentos próprio;
– Capacitar para a análise de problemas e a síntese de soluções computacionalmente viáveis, integrando conhecimentos multidisciplinares.
Perfil do Egresso
“O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação.
Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.
Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.”
(MEC/SETEC – Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, 2010)
Habilidades
O formando do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será capaz de interpretar os fatos do cotidiano, propor soluções para os problemas nele percebidos, construindo modelos computacionais adequados e implementando sua utilização.
Aliada a sua formação técnica específica, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolverá ao longo do curso a visão holística de sua profissão nas organizações, tão necessária ao sucesso dos negócios, alcançada através das habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas no processo de sua formação geral e específica que possibilite:
– Compreender, de forma sistêmica, as diferentes classes de problemas organizacionais e aplicar os conhecimentos adquiridos na solução dos diferentes problemas;
– Ser criativo e inovador na proposição de soluções para os problemas e oportunidades identificados nas organizações;
– Planejar, desenvolver, implantar, manter e gerenciar os sistemas de informações desenvolver uma atitude empreendedora para identificar e avaliar oportunidades de negócio e criar meios para o desenvolvimento e implantação dessas oportunidades;
– Ter uma visão contextualizada da área de Sistemas de Informação e de Computação em termos políticos, legais, sociais e econômicos;
– Auxiliar os profissionais das outras áreas a compreenderem a forma com que sistemas de informação podem contribuir para as áreas de negócio;
– Projetar uma arquitetura tecnológica (hardware e software) capaz de suportar os sistemas de informações das organizações;
– Expressar as ideias de forma clara, empregando técnicas de comunicação apropriadas para cada situação;
– Participar e conduzir processos de negociação para o alcance de objetivos;
Os formandos estarão aptos a desenvolver e utilizar sistemas de informação para soluções de problemas organizacionais ou administrativos em ambientes corporativos e da Web, de diversos tipos de empresas, por exemplo: industriais, de prestação de serviços, de consultoria, empresas produtoras de software, públicas e estatais.
Terão a responsabilidade de fazer prospecção de novas tecnologias de informação e auxiliar na sua incorporação às estratégias, planejamento e práticas da organização.
Corpo Docentes
Em Breve.
INSCRIÇÕES ABERTAS