Enfermagem
Estrutura Curricular
DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
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Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Anatomia Humana |
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Bioquímica |
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Citologia Histologia e Embriologia Humana |
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Planejamento de Carreiras História e Introdução à Enfermagem |
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Sociologia e Antropologia Filosófica – EAD |
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Fisiologia Humana* |
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Educação em Saúde em Enfermagem* |
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Parasitologia |
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Metodologia da Pesquisa Científica |
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Sociologia e Antropologia Filosófica |
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DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
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Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Políticas Públicas de Saúde – EAD* |
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Patologia Geral |
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Bases Teóricas e Met. da Enfermagem* |
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Microbiologia e Imunologia |
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Bioestatística |
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Práticas Integradas a Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem* |
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Farmacologia |
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Ética e Exercício Profissional – EAD |
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Nutrição Aplicada à Enfermagem* |
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Semiologia e Semiotécnica* |
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Práticas Integradas à Semiologia e à Semiotécnica* |
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DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
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Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Epidemiologia |
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Enfermagem em Doenças Infecciosas* |
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Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem* |
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Enfermagem em Saúde Coletiva* |
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Práticas Integradas à Saúde Coletiva* |
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Enfermagem Cirúrgica* |
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Lab. de Fundamentos em Enfermagem* |
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Processos de Cuidar em Enfermagem na Saúde do Adulto* |
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Farmacologia Aplicada* |
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Práticas Integradas à Saúde do Adulto* |
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DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
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Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Processos de Cuidar da Saúde da Criança* |
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Fundamentos da Psicologia – EAD |
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Cuidado de Enfermagem a Paciente Crítico* |
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Processos de Cuidar na Saúde do Adolescente* |
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Práticas Integradas à Saúde da Criança* |
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Processos de Cuidar em Enfermagem na Saúde da Mulher e Recém-nascido* |
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Processos de Cuidar em Enfermagem na Saúde do Idoso* |
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TCC I* |
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DISCIPLINAS | PRESENCIAL | SEMIPRESENCIAL | ONLINE | |||
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Presencial | Online | Presencial | Online | Presencial | Online | |
Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica e Comunidade* |
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Enfermagem em Saúde Mental* |
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Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Ambulatorial e Hospitalar* |
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Primeiros Socorros (optativa) |
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TCC II* |
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Saúde Sociedade e Ambiente – EAD |
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Sobre o Curso de Graduação Bacharel em Enfermagem
Portarias:
Autorização de curso – Portaria 280 de 19/12/2012 – Messejana
Reconhecimento de Curso – Portaria 969 de 06/9/2017 – Antônio Bezerra
Reconhecimento de Curso – Portaria 373 de 29/05/2018 – Lagoa
Autorização de curso – Portaria 539 de 21/7/2015 – Pecém
Turno:
Matutino/Noturno
Grau:
Bacharelado
Duração:
5 (cinco) anos
Unidades de oferta:
Messejana, Antônio Bezerra e Pecém
Oferta do Curso de Graduação
Licenciatura em Letras
UNIDADES | PRESENCIAL | ATENEU + | ONLINE | ||||
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Manha | Tarde | Noite | Manha | Tarde | Noite | ||
Messejana |
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Antônio Bezerra |
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Pecém |
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Siqueira |
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Coordenadores do Curso
Unidade Messejana
Coordenação:
Profaº. ELIZIAN BRAGA RODRIGUES BERNARDO
Unidade Antonio Bezerra
Coordenação:
Profº. WANDERSON ALVES MARTINS
Coordenadores do Curso
O Centro Universitário Ateneu reconhece a Coordenação do curso como uma liderança importante para a concepção, a execução e o aperfeiçoamento do projeto pedagógico dos cursos que oferece.
Nesse sentido, há sempre um esforço de formar uma equipe de coordenadores respeitando os seguintes critérios:
– Professores com formação acadêmica correspondente a mestre/doutor e/ou, minimamente, cursando um programa Stricto Sensu na área do curso;
– Professores com, pelo menos, 5 anos de experiência acadêmica e não -acadêmica;
– Professores com dedicação integral ao curso e à Instituição (40 horas);
– Professores capazes de liderar processos acadêmico-pedagógicos envolvendo professores e estudantes;
– Professores integrados à comunidade local, capazes de facilitar a localização e a contratação de bons profissionais, estabelecimento de convênios, fixação de imagem institucional positiva da Instituição etc.;
– Professores interessados em conhecer o projeto dos estudantes, as demandas do mercado de trabalho e as necessidades da comunidade para, de alguma forma, fortalecer os programas educacionais que a Instituição oferece;
– Professores aptos a selecionar, produzir ou a utilizar informações que subsidiem os processos decisórios que envolvem sua função;
– Professores com boa capacidade de comunicação oral e escrita.
Para o Curso de Graduação em Enfermagem, bem como de outros cursos de graduação da IES, são constituídas atuações e atribuições dos coordenadores divididas em categorias passíveis de conduzir positivamente o curso e a modernização dos Projetos Pedagógicos: funções de natureza Política, Gerencial, Acadêmica e Institucional.
Missão
Formar profissionais competentes e atualizados, nos vários campos de conhecimento da Enfermagem, com base nas inovações científicas e tecnológicas nacionais e internacionais, valorizando os princípios humanistas e éticos na busca da cidadania plena e universal.
Objetivo Geral
Formar Profissionais de Enfermagem competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados de maneira generalista no cuidado e as suas dimensões (gerenciamento, pesquisa e atendimento a comunidade), através do processo de aprendizagem constante nas diversas áreas do saber e a assimilação de valores éticos para uma participação crítica e construtiva destes profissionais como cidadãos.
Objetivo Específicos
– Formar profissionais com habilidades teórico metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão.
– Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo nas instâncias do sistema de saúde.
– Fundamentar a capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas eficazes que priorizam custo/benefício.
– Capacitar o egresso a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
– Habilitar profissionais de enfermagem a fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e da informação, da mesma forma que deve estar apto a ser gestor, empregador e líder nas equipes de saúde.
– Capacitar o aprendizado contínuo, tanto na formação, quanto na prática profissional.
– Formar profissionais capazes de elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais públicas, empresariais, de organização da Sociedade Civil e da área da saúde.
– Estimular a atitude investigativa como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade Social.
– Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
– Estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada.
– Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da sociedade brasileira.
– Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social e de atendimento à saúde.
Perfil do Egresso
Em consonância com as Diretrizes Curriculares, o curso de Graduação em Enfermagem da UniAteneu visa a formar um enfermeiro generalista, humanista, crítico, reflexivo e investigativo, com competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, consciente de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária. Este profissional deverá estar capacitado para:
– Compreender o ser humano como ente holístico;
– Desenvolver atividades profissionais com eficácia junto ao indivíduo, família e grupos sociais, observando as especificidades locais,regionais e nacionais de saúde;
– Considerar a ciência e arte do cuidar como instrumento de interpretação e de intervenção profissional;
– Construir novas relações no processo de trabalho e no contexto social, favorecendo a resolutividade das ações de enfermagem e de saúde;
– Compreender de modo crítico e reflexivo a política de saúde, no contexto das políticas sociais e os perfis epidemiológicos das populações;
– Responsabilizar-se, como membro da equipe multidisciplinar,coordenando a equipe de enfermagem, e agindo como sujeito do processo de formação dos profissionais da enfermagem e afins, voltados para a humanização e qualificação da assistência.
Para alcançar o perfil profissional desejado, a UniAteneu, pretende desenvolver no educando competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento das ações do enfermeiro nos seus diferentes âmbitos de atuação, com capacidade para:
– Reconhecer contextos, através da identificação de demandas,intervindo com o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
– Avaliar os resultados das ações realizadas, interpretar a aplicação das técnicas de enfermagem dentro dos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética;
– Utilizar o raciocínio lógico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica, no julgamento e tomada de decisões;
– Dialogar, atribuir significados, conciliar e intervir na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
– Trabalhar em grupo e com profissionais de todas as áreas do conhecimento;
– Estar apto ao trabalho em equipe multiprofissional, assumindo posições de liderança, envolvendo compromisso, responsabilidade,empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento, de forma efetiva e eficaz, tendo sempre em vista o bem-estar da comunidade;
– Utilizar as novas tecnologias para o pleno exercício profissional, na busca de dados e informações úteis às suas atividades profissionais;
– Participar de pesquisas, divulgando seus resultados e produzindo conhecimentos que sustentem e aprimorem a prática da enfermagem;
– Gerenciar e assessorar órgãos, empresas e instituições na elaboração e implementação de projetos e políticas de saúde.
O egresso do Curso de Enfermagem da UniAteneu estará, assim, apto a:
– Entender o ser humano como um todo físico, mental e social e aplicar as ações de saúde em seus níveis primário, secundário e terciário;
– Ter uma visão pluralista da Enfermagem, compreendendo-a como um fenômeno social e processo ético e não apenas como um conjunto de técnicas que podem ser postas em discussão;
– Ter a capacidade de assumir uma postura crítica frente à Enfermagem, para adequá-la às situações social, política e econômica vigentes;
– Desenvolver estratégias teóricas e metodológicas que permitam a superação dos limites da prática da Enfermagem, questionando e tendo uma visão crítica da realidade e compreendendo os fatos sociais em constante mutação;
– Repensar as relações entre a Enfermagem e o exercício da cidadania, discutindo e articulando-as enquanto instrumentos de construção de uma sociedade justa, equilibrada e harmônica, concebendo a qualidade de vida como direito de todos; estabelecer um relacionamento pleno de compreensão e solidariedade entre paciente/profissional e seus familiares e tendo presentes os valores da educação para a saúde;
– Entender a realidade da saúde local e sua conexão com a realidade brasileira, nos aspectos políticos, sócio-econômicos e assistenciais;
– Responder às especificidades regionais de saúde, através de intervenções planejadas estrategicamente nos níveis da promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, dos familiares e da comunidade.
Habilidades
Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto a nível individual como coletivo;
Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes deaprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços.
Corpo Docente
Em Breve.
INSCRIÇÕES ABERTAS