Engenharia de Produção

O estudante egresso do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu estará capacitado tecnologicamente para executar todo o planejamento e controle da produção de bens e serviços voltados para a satisfação do homem e desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

Unidades - Presencial

Unidades - semiPresencial

Titularidade

Modalidade

Duração

Turno

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O Curso de Engenharia de Produção ofertado pelo Centro Universitário Ateneu busca formar os profissionais com o intuito de atender às demandas do mercado de trabalho adotando as principais características que as empresas têm adotado como referência para a seleção, treinamento e desenvolvimento de seus engenheiros:

– Capacidade de utilização dos softwares de engenharia como ferramenta usual e rotineira.
– Domínio das seguintes habilidades e posturas:
– Criatividade e inserção no mundo.
– Capacidade e hábito de pesquisar.
– Exercício e desenvolvimento do senso crítico.
– Capacidade de trabalhar em grupo e liderar pessoas.
– E experiência em modelos avançados de gerência.

Para funcionamento na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, o curso foi autorizado pela portaria nº 13 do Ministério da Educação (MEC) de 27 de janeiro de 2016.

+ -
Por que cursar Engenharia de Produção na UniAteneu?

O Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu conta com inovação, pesquisa, orientação, incentivo entre outros pontos para aprimorar o aprendizado contínuo dos alunos, assim como a participação em eventos, acessos a livros e sites para pesquisas e eventos científicos. Para o bom desenvolvimento acadêmico dos alunos, disponibilizamos o acesso à estrutura de laboratórios, dentre eles o Laboratório de Desenho, Laboratório de Química, Laboratório de Física, Laboratório de Engenharia e Laboratório de Informática, onde os alunos adquirem conhecimento nos softwares de Gerenciamento de Projetos – MsProject, Desenho Informatizado Mecânico – AutoCad, Gerenciamento de Estoques, Planejamento e Controle da Produção e excelente e diversificado acervo onde possam encontrar material de suporte sobre os assuntos discutidos em sala de aula, estimulando a pesquisa técnico-cientifica da Engenharia. Além de todo esse aparado, é preciso uma estrutura qualificada das salas e laboratórios, contendo todos equipamentos e maquinários necessários entre outros materiais para o desenvolvimento e o estímulo crescente do lado criativo de cada aluno.

+ -
Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da UniAteneu tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho.
Nesse contexto, o curso deverá propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e conhecedor das diversas atividades da Engenharia de Produção, apto a desenvolver novas tecnologias em organizações comprometidas com a produtividade, com a gestão do conhecimento, com a qualidade de vida das pessoas, com a preservação ambiental e com o desenvolvimento social e econômico do país.

+ -
Objetivos específicos

– Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais, de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;

– Conscientizar o discente de sua condição de futuro engenheiro de produção, experimentado, desde as primeiras disciplinas, à prática de participação em atividades de extensão e/ou pesquisa que o envolva com a profissão vivenciando, mesmo que de início timidamente, a realidade de mercado;

– Prover adequada capacitação ao egresso do curso para identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados nas subáreas da Engenharia de Produção;

– Capacitar o aluno para conhecer e desenvolver novas tecnologias, motivando-o para uma constante atualização profissional;

– Desenvolver profissionais capazes de propor soluções que sejam não apenas tecnicamente corretas, mas incorporando o seu pensar a visualização dos problemas em sua totalidade, inseridos numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões, identificado com os conceitos de controle de qualidade, desenvolvimento sustentável e domínio das novas técnicas disponíveis para utilização em engenharia;

– Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados;

– Capacitar o aluno para compreender a dinâmica empresarial, aplicando seus conhecimentos de forma coerente e alinhada com a missão, os objetivos e as estratégias para a tomada de decisão;

– Preparar o aluno para atuar em um ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade;

– Gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente e articulada com a missão, os objetivos e valores da organização por meio da conjugação de fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos.

+ -
Áreas de Atuação

O profissional egresso do curso superior de graduação em Engenharia de Produção, em função de sua formação estará capacitado a atuar em várias frentes, entre as quais citamos:

  • Engenharia de operações e processos da produção: atuando na gestão de sistemas de produção e operações, no planejamento, programação e controle da produção, na gestão da manutenção, no projeto de fábrica e de instalações industriais, etc.
  • Logística: atuando no tratamento das questões que envolvem o transporte, movimentação, estoque e armazenamento de insumos e produtos.
  • Pesquisa operacional: trabalhando na resolução de problemas reais, que envolvam a tomada de decisão.
  • Engenharia da qualidade: atuando no planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade.
  • Engenharia do produto: atuando na gestão, processo e planejamento de produtos.
  • Engenharia organizacional: atuando na gestão das organizações, realizando o planejamento estratégico e operacional.
  • Engenharia econômica: envolvido na formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos, aplicando técnicas matemáticas.
  • Engenharia do trabalho: atuando no projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, ambientes, etc.
  • Engenharia da sustentabilidade: atuando em processos e sistemas de gestão ambiental, certificação, gestão de resíduos, etc.
  • Educação em engenharia de produção: atuação do egresso no universo da educação superior em engenharia.

Sendo diversas as subáreas da engenharia de produção, precisa-se dotar o profissional formado por esta IES de conhecimentos básicos para atuação em todas essas subáreas, a fim de que ele tenha mais facilidade quando eleger, por vocação ou necessidade, sua especialização.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

– Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.
– Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
– Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
– Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
– Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia.
– Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.
– Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.
– Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.
– Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
– Atuar em equipes multidisciplinares.
– Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.
– Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental.
– Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.
– Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

+ -
Diferenciais do Curso

O curso conta com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades cotidianas do engenheiro de produção, destacando-se os laboratórios de física, pranchetas, química, informática e multidisciplinar de arquitetura e engenharias. Nestes laboratórios se desenvolvem a maior parte das atividades práticas necessárias para a atuação profissional.

 

Para além dos laboratórios físicos, o curso dispõe de dezenas de práticas no laboratório virtual, onde os alunos podem acessar via internet e desenvolver habilidades como se estivesse na instituição.

O curso conta ainda com parceria com grandes empresas de softwares, fornecendo-os de forma gratuita aos alunos. Destacam-se os softwares da AutoDesk e Microsoft que fornecem subsídios para o desenvolvimento de habilidades desejadas pelo mercado de trabalho.

Buscando aproximar os alunos da vivência profissional, os docentes do curso incentivam a prática de visitas técnicas guiadas. São realizadas visitas em ambientes industriais, podendo serem físicas ou virtuais (novidade incorporada a partir das restrições causadas pela pandemia de Covid-19). Geralmente as visitas são guiadas por profissionais da empresa cedente e comentadas pelos docentes, buscando sempre gerar condições interdisciplinares.

+ -
Especialidades

Existem diversas especialidades para os engenheiros de produção, destacando-se as especializações em:

  • Gestão da Qualidade
  • Gestão da Produção
  • Pesquisa Operacional
  • Gestão Estratégia e Organizacional
  • Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Custos
  • Engenharia de Suprimentos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Engenharia de Avaliações e Perícias
+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Thales Henrique Silva Costa

Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Potiguar (UNP), especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, é coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu, assim como professor de disciplinas destes dois cursos de graduação na UniAteneu.

Curriculum Lattes | [email protected]

 

Formas de Ingresso

Conheça a

Matriz Curricular

+ -
1º Período
Planejamento de Carreira

Bases do Ensino Ativo

Cálculo Diferencial e Integral

Física - Mecânica

Estatística

+ -
2º Período
Química Tecnológica e Experimental

Desenho Técnico

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Metodologia da Pesquisa

Gestão Empresarial

+ -
3º Período
Cálculo, Funções e Séries

Cálculo Numérico

Física - Energia

Desenho Assistido Por Computador

Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania

+ -
4º Período
Logística de Suprimento e Distribuição

Fenômenos de Transporte

Algoritmos e Programação

Ciência dos Materiais

Gestão de Pessoas

+ -
5º Período
Administração da Produção

Mecânica dos Materiais

Gestão de Projetos

Física - Eletromagnetismo

Operações de Terminais, Portos e Aeroportos

+ -
6º Período
Processos Discretos e Contínuos de Produção

Manutenção Industrial

Custos Industriais

Sistema Toyota de Produção

Resistência dos Materiais

+ -
7º Período
Planejamento da Produção

Modelagem Bim

Procedimento de Pesquisa Operacional - Programação

Engenharia Industrial

Estratégia de Manufatura

+ -
8º Período
Responsabilidade Socioambiental

Procedimento de Pesquisa Operacional - Simulação

Programação e Controle da Produção

Automação e Instrumentação Industrial

Gestão da Qualidade e Produtividade

+ -
9º Período
Engenharia do Produto

Metrologia Industrial

Energia Renováveis

Disciplina Eletiva (Evolução da Área) 

Estágio Supervisionado I

TCC - Elaboração

+ -
10º Período
Posicionamento Profissional

Empreendedorismo e Inovação

Ergonomia e Segurança no Trabalho

Controle Estatístico do Processo

Estágio Supervisionado II

TCC - Orientação

UniAteneu

Galeria do Curso

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO

Pesquisa de Avaliação Institucional

Nenhuma organização é plena de si, corrigir rumos, diagnosticar tendências, ouvir seus clientes, identificar seus gostos, conhecer melhor fortalezas e suas fraquezas, são algumas das razões para se efetivar um programa de avaliação institucional ou organizacional.

Com esse intuito a UniAteneu vem pedir a sua contribuição em responder esse questionário para avaliar nossos serviços e crescermos juntos.

Lembre-se: “Nossa direção quem aponta é você!”