Engenharia de Produção

O estudante egresso do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu estará capacitado tecnologicamente para executar todo o planejamento e controle da produção de bens e serviços voltados para a satisfação do homem e desenvolvimento socioeconômico da sociedade.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 semestres

TURNO

Noite

MODALIDADE

Ateneu + (Semipresencial), EAD

Por Dentro do Curso

+ -
Apresentação

O Curso de Engenharia de Produção ofertado pelo Centro Universitário Ateneu busca formar os profissionais com o intuito de atender às demandas do mercado de trabalho adotando as principais características que as empresas têm adotado como referência para a seleção, treinamento e desenvolvimento de seus engenheiros:

– Capacidade de utilização dos softwares de engenharia como ferramenta usual e rotineira.
– Domínio das seguintes habilidades e posturas:
– Criatividade e inserção no mundo.
– Capacidade e hábito de pesquisar.
– Exercício e desenvolvimento do senso crítico.
– Capacidade de trabalhar em grupo e liderar pessoas.
– E experiência em modelos avançados de gerência.

Para funcionamento na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, o curso foi autorizado pela portaria nº 13 do Ministério da Educação (MEC) de 27 de janeiro de 2016.

+ -
Por que cursar Engenharia de Produção na UniAteneu?

O Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu conta com inovação, pesquisa, orientação, incentivo entre outros pontos para aprimorar o aprendizado contínuo dos alunos, assim como a participação em eventos, acessos a livros e sites para pesquisas e eventos científicos. Para o bom desenvolvimento acadêmico dos alunos, disponibilizamos o acesso à estrutura de laboratórios, dentre eles o Laboratório de Desenho, Laboratório de Química, Laboratório de Física, Laboratório de Engenharia e Laboratório de Informática, onde os alunos adquirem conhecimento nos softwares de Gerenciamento de Projetos – MsProject, Desenho Informatizado Mecânico – AutoCad, Gerenciamento de Estoques, Planejamento e Controle da Produção e excelente e diversificado acervo onde possam encontrar material de suporte sobre os assuntos discutidos em sala de aula, estimulando a pesquisa técnico-cientifica da Engenharia. Além de todo esse aparado, é preciso uma estrutura qualificada das salas e laboratórios, contendo todos equipamentos e maquinários necessários entre outros materiais para o desenvolvimento e o estímulo crescente do lado criativo de cada aluno.

+ -
Objetivo Geral

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da UniAteneu tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuem, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho.
Nesse contexto, o curso deverá propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e conhecedor das diversas atividades da Engenharia de Produção, apto a desenvolver novas tecnologias em organizações comprometidas com a produtividade, com a gestão do conhecimento, com a qualidade de vida das pessoas, com a preservação ambiental e com o desenvolvimento social e econômico do país.

+ -
Objetivos específicos

– Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais, de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;

– Conscientizar o discente de sua condição de futuro engenheiro de produção, experimentado, desde as primeiras disciplinas, à prática de participação em atividades de extensão e/ou pesquisa que o envolva com a profissão vivenciando, mesmo que de início timidamente, a realidade de mercado;

– Prover adequada capacitação ao egresso do curso para identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados nas subáreas da Engenharia de Produção;

– Capacitar o aluno para conhecer e desenvolver novas tecnologias, motivando-o para uma constante atualização profissional;

– Desenvolver profissionais capazes de propor soluções que sejam não apenas tecnicamente corretas, mas incorporando o seu pensar a visualização dos problemas em sua totalidade, inseridos numa cadeia de causas e efeitos de múltiplas dimensões, identificado com os conceitos de controle de qualidade, desenvolvimento sustentável e domínio das novas técnicas disponíveis para utilização em engenharia;

– Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com vistas ao alcance de resultados;

– Capacitar o aluno para compreender a dinâmica empresarial, aplicando seus conhecimentos de forma coerente e alinhada com a missão, os objetivos e as estratégias para a tomada de decisão;

– Preparar o aluno para atuar em um ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade;

– Gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente e articulada com a missão, os objetivos e valores da organização por meio da conjugação de fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos.

+ -
Áreas de Atuação

O profissional egresso do curso superior de graduação em Engenharia de Produção, em função de sua formação estará capacitado a atuar em várias frentes, entre as quais citamos:

  • Engenharia de operações e processos da produção: atuando na gestão de sistemas de produção e operações, no planejamento, programação e controle da produção, na gestão da manutenção, no projeto de fábrica e de instalações industriais, etc.
  • Logística: atuando no tratamento das questões que envolvem o transporte, movimentação, estoque e armazenamento de insumos e produtos.
  • Pesquisa operacional: trabalhando na resolução de problemas reais, que envolvam a tomada de decisão.
  • Engenharia da qualidade: atuando no planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade.
  • Engenharia do produto: atuando na gestão, processo e planejamento de produtos.
  • Engenharia organizacional: atuando na gestão das organizações, realizando o planejamento estratégico e operacional.
  • Engenharia econômica: envolvido na formulação, estimação e avaliação de resultados econômicos, aplicando técnicas matemáticas.
  • Engenharia do trabalho: atuando no projeto, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, ambientes, etc.
  • Engenharia da sustentabilidade: atuando em processos e sistemas de gestão ambiental, certificação, gestão de resíduos, etc.
  • Educação em engenharia de produção: atuação do egresso no universo da educação superior em engenharia.

Sendo diversas as subáreas da engenharia de produção, precisa-se dotar o profissional formado por esta IES de conhecimentos básicos para atuação em todas essas subáreas, a fim de que ele tenha mais facilidade quando eleger, por vocação ou necessidade, sua especialização.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

A formação do engenheiro tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

– Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.
– Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
– Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.
– Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.
– Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia.
– Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas.
– Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas.
– Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas.
– Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.
– Atuar em equipes multidisciplinares.
– Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.
– Avaliar o impacto das atividades da Engenharia no contexto social e ambiental.
– Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.
– Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

+ -
Diferenciais do Curso

O curso conta com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades cotidianas do engenheiro de produção, destacando-se os laboratórios de física, pranchetas, química, informática e multidisciplinar de arquitetura e engenharias. Nestes laboratórios se desenvolvem a maior parte das atividades práticas necessárias para a atuação profissional.

 

Para além dos laboratórios físicos, o curso dispõe de dezenas de práticas no laboratório virtual, onde os alunos podem acessar via internet e desenvolver habilidades como se estivesse na instituição.

O curso conta ainda com parceria com grandes empresas de softwares, fornecendo-os de forma gratuita aos alunos. Destacam-se os softwares da AutoDesk e Microsoft que fornecem subsídios para o desenvolvimento de habilidades desejadas pelo mercado de trabalho.

Buscando aproximar os alunos da vivência profissional, os docentes do curso incentivam a prática de visitas técnicas guiadas. São realizadas visitas em ambientes industriais, podendo serem físicas ou virtuais (novidade incorporada a partir das restrições causadas pela pandemia de Covid-19). Geralmente as visitas são guiadas por profissionais da empresa cedente e comentadas pelos docentes, buscando sempre gerar condições interdisciplinares.

+ -
Especialidades

Existem diversas especialidades para os engenheiros de produção, destacando-se as especializações em:

  • Gestão da Qualidade
  • Gestão da Produção
  • Pesquisa Operacional
  • Gestão Estratégia e Organizacional
  • Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Custos
  • Engenharia de Suprimentos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Engenharia de Avaliações e Perícias
+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Thales Henrique Silva Costa

Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Potiguar (UNP) e em Engenharia Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente, é coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu, assim como professor de disciplinas destes dois cursos de graduação na UniAteneu.

Curriculum Lattes | [email protected]

 

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

BASES DO ENSINO ATIVO

CÁLCULO DE FUNÇÕES E SÉRIES

CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL

CÁLCULO NUMÉRICO

CIÊNCIAS DOS MATERIAS

CONTROLE ESTÁTICO DO PROCESSO

CUSTOS INDUSTRIAIS

DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR

DESENHO TÉCNICO

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

ENERGIA RENOVÁVEIS

ENGENHARIA DE PRODUTO

ENGENHARIA INDUSTRIAL

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

ESTATÍSTICA

ESTRATÉGIA DE MANUFATURA

FENÔMENOS DE TRANSPORTE

FISICA - (ELETROMAGNETISMO)

FISICA - (ENERGIA)

FISICA (MECÂNICA)

GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGEBRA LINEAR

GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PROJETOS

GESTÃO EMPRESARIAL

HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E CIDADANIA

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

JOGOS DE EMPRESA

LOGISTÍCA DE SUPRIMENTOS E DISTRIBUIÇÃO

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

MECÂNICA DOS MATERIAIS 

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

METROLOGIA INDUSTRIAL

MODELAGEM BIM

OPERAÇÕES DE TERMINAIS PORTOS E AEROPORTOS

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PROCEDIMENTOS DE PESQUISA OPERACIONAL - PROGRAMAÇÃO

PROCEDIMENTOS DE PESQUISA OPERACIONAL - SIMULAÇÃO

PROCESSOS DISCRETOS E CONTINUOS DE PRODUÇÃO

PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

QUÍMICA TECNOLÓGICA E EXPERIMENTAL

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO

TCC - ELABORAÇÃO

TCC - ORIENTAÇÃO

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar