A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe a aprendizagem baseada em competências, garantindo uma educação que afirme valores e estimule ações que contribuam com a transformação social. Para desenvolver essas competências, as metodologias ativas têm um papel fundamental, visto que estimulam a autonomia e a participação ativa do estudante na construção do seu próprio conhecimento.
O profissional que hoje utiliza metodologias ativas proporciona muitos benefícios para o estudante: desenvolvimento da autonomia da confiança e da criticidade; maior engajamento e motivação na aprendizagem; ampliação da habilidade de resolver problemas; maior protagonismo do aprendizado; no mundo do trabalho, possibilita uma maior qualificação para a profissão.
Desta forma, fazer uma pós-graduação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar e garantir um bom espaço de atuação no campo da educação, assim como se manter no mercado que é cada vez tendencioso ao uso dessas e de outras metodologias cada vez mais modernas e em consonância com os anseios sociais.