black friday

Licenciatura em História

O profissional formado em História – Licenciatura na UniAteneu poderá exercer a docência na Educação Básica, nos níveis Fundamental II e Médio, seja ele público ou privado, e prestar atendimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Licenciatura

DURAÇÃO

8 semestres

TURNO

Integral

MODALIDADE

Ateneu + (Semipresencial), EAD

Por Dentro do Curso

+ -
Sobre o Curso

O profissional formado na Licenciatura em História na UniAteneu, estará apto a exercer docência na Educação Básica nos níveis Fundamental II e Médio, seja ele público ou privado, e prestar atendimento na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O graduado na Licenciatura  em História também possui responsabilidade social, na medida que busca formar cidadãos críticos de seu tempo para além da sala de aula e reformula a postura discursiva frente aos desafios para o novo milênio.

A nossa missão é garantir a qualificação integral do profissional que se forma na Licenciatura  em História, despertando-lhe o senso crítico, envolvendo os aspectos éticos, estéticos e políticos. O curso trabalha com a perspectiva moderna de estrutura curricular compreendida em oito semestres, com o objetivo de oferecer sólida base científica, aliada à experiência profissional. Para alcançar a eficiência na formação dos estudantes, atua com corpo docente qualificado e sistematicamente capacitado para o atendimento pedagógico mais personalizado e direcionado para as demandas reais do mercado de trabalho.

+ -
Objetivo Geral

Formar o profissional licenciado em História qualificado para o pleno exercício no campo educacional, documental e cultural. Apoiada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a instituição oferece conhecimento sobre a história do homem e das civilizações, de forma a estimular o pensamento crítico-reflexivo. Instrumentaliza o estudante para o exercício da docência proporcionando conhecimentos que lhe permitam a capacidade de elaborar, implementar e avaliar o ensino-aprendizagem, envolvendo os aspectos históricos, sociais e culturais para o desenvolvimento da sociedade, por meio de sua inserção nos espaços educacionais formais e não formais, utilizando metodologias ativas e tecnologias.

+ -
Objetivo Específicos
  • Desenvolver competências e habilidades para a prática profissional responsável e ética, comprometida com a qualificação da educação básica do país e da região utilizando para tanto, atividades pedagógicas curriculares, extracurriculares, complementares e de extensão e as capacidades necessárias para o exercício da docência em História, com conhecimentos técnicos, histórico-sociais, humanísticos, estéticos, ambientais e multiculturais;
  • Formar o graduado em História para que seja capaz de dominar diferentes concepções metodológicas que irão fundamentar a construção de categorias para a investigação e análise referentes à sua área de atuação;
  • Apreender o processo de construção da Historiografia e os conhecimentos básicos referentes às épocas históricas, considerando as diversas tradições civilizatórias e sua inter-relação com a atualidade;
  • Problematizar as relações entre tempo e espaço, com o objetivo de compreender a existência de uma hierarquia dos diferentes elementos que participam de um contexto histórico e a importância desses elementos para o seu entendimento;
  • Indicar e justificar problemas para investigação que envolvam aspectos históricos, estabelecendo delimitações relevantes (espaço, tempo, temática, cronologia, corrente de análise etc.);
  • Conhecer e identificar os principais fundamentos das escolas clássicas historiográficas para a fundamentação teórica capaz preparar o estudante para identificar e classificar as diferentes narrativas, metodologias, concepções e teorias históricas.
+ -
Áreas de Atuação

O profissional titulado pelo Curso de História – Licenciatura da UniAteneu poderá exercer a docência na Educação Básica, nos níveis Fundamental II e Médio, seja ele público ou privado, e prestar atendimento na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estará habilitado para exercer atividades educativas em museus, bibliotecas, editoras, associações, centros culturais e outros espaços públicos e privados que contemplem o saber histórico e o ensino em suas atividades, bem como exercer a pesquisa em órgãos governamentais ou instituições privadas que necessitem de profissional que desempenhe esta função, ou cujos propósitos correlacionem-se com este saber.

Poderá seguir também a continuidade da sua formação em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em História ou áreas afins, de modo a habilitar-se para a docência no Ensino Superior. O licenciado em História poderá atuar como professor do componente curricular no Ensino Fundamental e Médio, das redes públicas e privadas, além de atuar como consultor e produtor de materiais didáticos e participantes de projetos culturais integradores nos mais diversos âmbitos (governo, instituições privadas e sociedade civil).

Ainda, poderá envolver-se em projetos educacionais relacionados à História, material didático para escolas, memória e patrimônio – instituições de preservação do patrimônio arquitetônico ou museológico, entidades públicas e privadas nos setores cultural, artístico e turístico e realizar a gestão documental em arquivos públicos e privados (organizar arquivos pessoais ou empresariais que documentam a história de famílias e empresas).

+ -
Competências e Habilidades Profissionais

Em termos de habilidades e competências gerais necessárias à formação do professor/historiador, ao final do Curso de História – Licenciatura, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido:

  • O domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
  • A capacidade de problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, da constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
  • O conhecimento de informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;
  • O conhecimento das fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
  • Noções teórico-práticas relacionadas à pesquisa, à produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
  • A criatividade e eficiência na utilização das novas mídias e tecnologias, tanto como fontes de pesquisa quanto como instrumentos pedagógicos;
  • A compreensão da realidade de sua futura prática como professor, cujos valores devem ultrapassar a sala de aula, e que repudia ideologias e práticas que arranhem a dignidade humana, como o racismo, a discriminação e o preconceito;
  • O domínio de conteúdos histórico-historiográficos que são objeto de ensino no nível básico;
  • O domínio das concepções teóricas e metodológicas que orientam o trabalho de investigação, a análise das relações sócio-históricas e sua contextualização;
  • A capacidade de transformar o saber acadêmico em saber escolar, de modo a produzir, criticar e transmitir conhecimentos, utilizando técnicas e métodos pedagógicos adequados aos diversos conteúdos ministrados e seus níveis de ensino;
  • A capacidade de criticar reflexivamente os suportes didáticos e paradidáticos, como também a produção desses, que permitam ampliar as formas de ler e interpretar a História;
  • O domínio dos conteúdos que integram o currículo do Ensino Básico, na área, bem como das dimensões legal, social, cultural, política e econômica da Educação;
  • A capacidade de utilizar métodos e técnicas de pesquisa no ensino de História e na produção de conhecimento a respeito da prática docente;
  • Os conhecimentos sobre a historicidade das manifestações sociais, políticas, econômicas e culturais da história do tempo presente, com vista a estabelecer a relação presente-passado no ensino de História;
  • O domínio e aplicação das novas tecnologias ao ensino de História;
  • A capacidade de trabalhar, no cotidiano escolar, de forma interdisciplinar.
+ -
Diferenciais do Curso
  • Evento cultural: Semana da Educação;
  • Iniciação à pesquisa científica;
  • Compromisso social;
  • Integração entre teoria e prática;
  • Monitoria;
  • Atividades de extensão: congressos, seminários, simpósios e eventos similares, para interação entre a comunidade acadêmica e comunidade social;
  • Projetos comunitários;
  • Núcleo de Apoio à Carreira;
  • Encaminhamento para estágio remunerado;
  • Parcerias com escolas públicas;
  • Atividades culturais, sociais, desportivas e científicas;
  • Periódico: Revista Educação e Ensino.
+ -
Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos tem como objetivo aproximar estudantes das discussões, produção e divulgação interna e externa da pesquisa científica no Ensino Superior. Tem como tarefa desenvolver pesquisa e produção de trabalhos científicos, utilizando como ponto de encontro os espaços virtuais de comunicação.

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANÁLISE DE CONJUNTURAS SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL

AVALIAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA

BASES DO ENSINO ATIVO

DIDÁTICA

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA

ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO FUNDAMENTAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO MÉDIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDMENTAL

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

HISTÓRIA ANTIGA

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

HISTÓRIA DA AMÉRICA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

HISTÓRIA DO BRASIL - COLONIA

HISTÓRIA DO BRASIL - REPUBLICA

HISTÓRIA MEDIEVAL 

HISTÓRIA MODERNA

HISTORIADO BRASIL - IMPÉRIO

HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE HISTÓRIA

LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM HISTÓRIA (ÁFRICA)

LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM HISTÓRIA (ANTIGA E MEDIEVAL)

LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM HISTÓRIA (BRASIL COLÔNIA E IMPÉRIO)

LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM HISTÓRIA (BRASIL REPÚBLICA)

LABORATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM HISTÓRIA (MODERNA E CONTEMPORÂNEA)

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

NOÇÕES DE ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE

ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL BRASILEIRO

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TEORIA DA HISTÓRIA

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar