Licenciatura em Matemática

O Curso de Matemática – Licenciatura da UniAteneu tem como objetivo formar profissionais na área da Matemática para atuar no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, com conhecimentos e habilidades compatíveis com os desafios atuais para atuar nos espaços educacionais formais e não formais, utilizando metodologias ativas e tecnologias.

Unidades - semiPresencial

Titularidade

Modalidade

Duração

Turno

Por Dentro do Curso

+ -
Sobre o Curso

O Curso de Matemática – Licenciatura do Centro Universitário Ateneu apresenta formação profissional condizente com as demandas de mercado, possibilitando ao graduado ser capaz de expressar as competências, habilidades, conhecimentos técnico-científicos e humanísticos adquiridos e desenvolvidos durante a sua trajetória de estudos na UniAteneu. Assim, o egresso deverá atuar como profissional capaz de reconhecer e contextualizar a Matemática, seus usos e formular e resolver problemas na sua área de aplicação, fundamentando-se no rigor lógico-científico para a análise de situações-problema no cotidiano. Deverá estabelecer as relações gerais da Matemática com outras áreas do conhecimento e na interface da Matemática, relacioná-los com os aspectos nacionais e regionais.

+ -
Objetivo Geral

O Curso de Matemática – Licenciatura da UniAteneu tem como objetivo formar profissionais na área da Matemática para atuar no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, com conhecimentos e habilidades compatíveis com os desafios atuais para atuar nos espaços educacionais formais e não formais, utilizando metodologias ativas e tecnologias. Apoiada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a instituição oferece conhecimento sobre o ensino da Matemática.

+ -
Objetivo Específicos

Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que estes possam cumprir os seus objetivos para com a sociedade;
Contribuir quantitativa e qualitativamente na docência de Matemática do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e particular de ensino;
Capacitar profissionais para o exercício da docência na Educação Básica;
Formar profissionais que sejam capazes de interagir e trabalhar em grupo de maneira interdisciplinar;
Desenvolver profissionais com uma visão crítica da realidade sociocultural e educacional brasileira;
Proporcionar uma prática educativa voltada para a formação cidadã e para a diversidade;
Estimular nos futuros professores a prática reflexiva, a fim de que os licenciados vivenciem, enquanto discentes, experiências educativas que contribuam para a sua prática profissional futura;
Proporcionar ao futuro profissional oportunidades de buscar, permanentemente, a educação continuada e o desenvolvimento profissional;
Oferecer uma consistente base de conhecimentos ao aluno, de maneira a capacitá-lo a ser um mediador no contexto do ensino de Matemática;
– Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região;
Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial, no mercado locorregional;

+ -
Áreas de Atuação

O profissional formado em Matemática – Licenciatura tem como campo de atuação predominante a docência na Educação Básica, nas séries do Ensino Fundamental II e também em todas as séries do Ensino Médio, seja no setor público ou no setor privado. Contudo, também deve ser considerado como opções outros segmentos que estão em ascensão, como, por exemplo, a educação a distância, atividades em laboratórios de ensino e produção de materiais pedagógicos para utilização do ensino de matemática e em cargos administrativos relacionados à Educação.

Ademais, o curso fornece ao aluno um vasto conhecimento nas áreas de Educação, Educação Matemática e Matemática que possibilita ao aluno ingressar na pesquisa científica e tecnológica. Assim, o egresso tem a possibilidade de continuar seus conhecimentos acadêmicos por meio da pós-graduação em cursos de especialização e mestrado em Educação, Ensino e Educação Matemática, Matemática Pura ou Aplicada, Modelagem Matemática, Estatística, Economia, nas Engenharias, entre outros.

+ -
Diferenciais do Curso
  • Evento cultural: Semana da Educação;
  • Iniciação à pesquisa científica;
  • Compromisso social;
  • Integração entre teoria e prática;
  • Monitoria;
  • Atividades de extensão: congressos, seminários, simpósios e eventos similares, para interação entre a comunidade acadêmica e comunidade social;
  • Projetos comunitários;
  • Núcleo de Apoio à Carreira;
  • Encaminhamento para estágio remunerado;
  • Parcerias com escolas públicas;
  • Atividades culturais, sociais, desportivas e científicas;
  • Periódico: Revista Educação e Ensino.
+ -
Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos tem como objetivo aproximar estudantes das discussões, produção e divulgação interna e externa da pesquisa científica no Ensino Superior. Tem como tarefa desenvolver pesquisa e produção de trabalhos científicos, utilizando como ponto de encontro os espaços virtuais de comunicação.

Formas de Ingresso

Conheça a

Matriz Curricular

+ -
1º Período
Fundamentos da Matemática Elementar

História da Matemática

Sociologia e Antropologia da Educação

Planejamento de Carreira

Bases do Ensino Ativo

+ -
2º Período
Geometria Plana

Introdução à Teoria dos Números

Cálculo Diferencial e Integral (Limites e Derivadas)

Filosofia da Educação

Produção de Texto e Comunicação

+ -
3º Período
Cálculo Diferencial e Integral (Derivadas e Integrais)

Geometria Espacial

Metodologia do Trabalho Científico

Didática

Lógica e Matemática Discreta

+ -
4º Período
Cálculo Diferencial e Integral (Funções)

Didática da Matemática

Geometria Analítica Vetorial

Sistema Linear

Introdução à Computação

+ -
5º Período
Laboratório de Ensino da Matemática (Geometria e Trigonometria)

Álgebra Linear

Probabilidade e Estatística

Estruturas Algébricas

Análise Combinatória

+ -
6º Período
Cálculo Numérico

Laboratório de Ensino da Matemática (Aritmética e Álgebra)

Equações Diferenciais Ordinárias

Psicologia da Educação

Educação Inclusiva: Teoria e Prática

Estágio Supervisionado (Ensino Fundamental)

+ -
7º Período
Progressões e Matemática Financeira

Práticas do Ensino da Matemática

Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática

Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

+ -
8º Período
Disciplina Eletiva

Política e Gestão Educacional

Posicionamento Profissional

Responsabilidade Socioambiental

Estágio Supervisionado (Ensino Médio)

UniAteneu

Galeria do Curso

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO

Pesquisa de Avaliação Institucional

Nenhuma organização é plena de si, corrigir rumos, diagnosticar tendências, ouvir seus clientes, identificar seus gostos, conhecer melhor fortalezas e suas fraquezas, são algumas das razões para se efetivar um programa de avaliação institucional ou organizacional.

Com esse intuito a UniAteneu vem pedir a sua contribuição em responder esse questionário para avaliar nossos serviços e crescermos juntos.

Lembre-se: “Nossa direção quem aponta é você!”