Tecnólogo
4 semestres
Noite
Ateneu + (Semipresencial), EAD
O Curso de Graduação Tecnológica em Marketing do Centro Universitário Ateneu tem se consolidado como um dos grandes fornecedores de mão de obra qualificada na área às empresas dos mais variados ramos de atividade, inserindo no mercado de trabalho profissionais condizentes com a realidade socioeconômica regional e, principalmente, conscientes do seu papel como profissional e cidadão responsáveis pelo processo de crescimento e de ajuste social da sua própria realidade.
Por outro lado, há a perspectiva do curso em não se delimitar apenas ao seu espaço, mas às realidades mais abrangentes, pois em nível nacional, no que concerne às expectativas acerca da profissão, o curso leva em consideração o fato de que há no Brasil micro, pequenas, médias e empresas de grande porte, com as mesmas necessidades e perspectivas de crescimento por que passam as empresas nordestinas. Porém, vale destacar que as micro e pequenas empresas (MPEs) dominam o cenário nacional, formando importante segmento de inclusão econômica e social e, consequentemente, de possibilidade de inserção de profissionais formados em nossa realidade para atender tais demandas.
O Curso de Marketing foi autorizado para funcionamento na unidade acadêmica Messejana com base na portaria nº 322 do Ministério da Educação (MEC) de 02 de agosto de 2011. No ano de 2015, o curso foi reconhecido pela portaria nº 815 do MEC de 29 de outubro de 2015. A renovação do reconhecimento do curso foi confirmada com a publicação da portaria nº 267 do MEC de 03 de abril de 2017.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Marketing tem como objetivo principal preparar profissionais de forma humana e técnica, com as competências e habilidade necessárias para atuarem com uma visão sólida na gestão de marcas e da imagem empresarial. Objetiva ainda trazer aos participantes as principais questões e desafios presentes nas relações entre ofertantes e demandantes de bens e serviços, fornecendo instrumentos e conceitos teóricos e práticos para gerir ações que estimulem comportamentos, hábitos e costumes sociais de maneira a conseguir resultados efetivos. Além disto, tem a intenção de oportunizar aos profissionais vinculados às empresas e aos profissionais liberais a habilitação, com vistas ao aprimoramento qualificado de conhecimentos para o desempenho das funções ligadas à Gestão de Marketing.
– Empresas do setor produtivo, comércio e serviços.
– Empresas de Marketing.
– Institutos e Centros de Pesquisa.
– Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Além das competências interpessoais e conceituais, a formação do perfil profissional de Marketing abrange ainda as seguintes competências e habilidades específicas:
– Desenvolver as estratégias e planos de Marketing da empresa, identificando as diretrizes a serem implementadas no tocante aos investimentos que a capacitam a utilizar o marketing como uma ferramenta de melhoria da competitividade.
– Planejar e coordenar a realização de pesquisas de Marketing, objetivando avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos bens e serviços da empresa, assim como para identificação de novos mercados de bens e serviços.
– Desenvolver o composto de bens e serviços da empresa de acordo com seu posicionamento no mercado.
– Analisar dados sobre o perfil do consumidor pós-moderno (renda, hábitos de consumo entre outros).
– Tomar decisões sobre determinação dos canais de distribuição, preço e praça de acordo com o composto de bens e serviços da empresa.
– Identificar as formas mais eficientes de comunicação e vendas, a fim de desenvolver relacionamentos com consumidores, antecipar tendências e aproveitar oportunidades de mercado.
– Coordenar equipes de vendas e de relacionamento com clientes.
– Definir a política de preços e de comercialização de bens e serviços.
– Implantar estratégias para manter os clientes atuais da empresa e fortalecer sua imagem pública.
– Contratar colaboradores para a atividade de Marketing, bem como sugerir e implantar políticas de remuneração, benefícios e avaliação dos recursos humanos da área.
– Assessorar os dirigentes de Marketing em instituições públicas e privadas.
– Empreender negócio próprio e prestar consultoria em Marketing.
– Gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades no varejo sem loja.
– Gerir negócios técnicos de e-bussines.
ANÁLISE E GESTÃO DE NEGÓCIOS (MY STARTUP)
BASES DO ENSINO ATIVO
CONSULTORIA DE MARKETING
DIREITO EMPRESARIAL
EMPREENDEDORISMO
ESTRATÉGIA DE MARKETING
GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO DE PREÇOS E CUSTOS
GESTÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
JOGOS DE EMPRESA
LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
MARKETING DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
MARKETING DIGITAL (E - COMMERCE)
MARKETING EMPRESARIAL
MODELO DE GESTÃO
PESQUISA DE MERCADO
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
POSICIONAMENTO PROFISSIONAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR (Certificação)
PROJETO INTERDISCIPLINAR (Formação)
PROJETO INTERDISCIPLINAR (Vivência)
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Francisco José de Almeida Moura MouraTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Bom Susu CastroTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Atendimento da secretaria e ao aluno excelente, ótima estrutura. MONTANPLAYSTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Ótima faculdade 🎓 indicou bastante ótimos professores e cursos impecáveis. Prof. Sandro MesquitaTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Excelente Universidade Jalyson LopesTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google. Boa estrutura
Copyright © 2022 SOCIEDADE EDUCACIONAL EDICE PORTELA LTDA. Todos os direitos reservados.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |