Medicina Veterinária

O Curso de Medicina Veterinária busca formar médicos (as) veterinários (as) generalistas, críticos e capazes de atuar na promoção da saúde e na produção animal, com ênfase em Saúde Animal, Saúde Única e Gestão do Agronegócio, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural, dentro dos princípios éticos e do bem estar animal.

GARANTA SUA VAGA!

TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

10 semestres

TURNO

Manhã, Noite

MODALIDADE

Presencial

Matriz Curricular

+ -
Lista de Disciplinas
ANATOMIA DESCRITIVA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

ANATOMIA TOPOGRÁFICA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA

AVICULTURA

BASES DA TÉCNICA CIRURGICA

BASES DO ENSINO ATIVO

BASES SOCIOANTROPOLÓGICAS E FILOSÓFICAS EM SAÚDE

BEM ESTAR ANIMAL

BIOESTATÍSTICA

BIOQUÍMICA

BIOTECNOLOGIAS DA REPRODUÇÃO ANIMAL

CITOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

CLINICA CIRURGICA DE ANIMAIS RUMINANTES

CLINICA CIRURGICA DE CÃES E GATOS

CLINICA MÉDICA DE ANIMAIS RUMINANTES

CLINICA MÉDICA DE CÃES E GATOS

DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO MÉDICA VETERINÁRIA

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

DOENÇAS INFECCIOSAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

DOENÇAS PARASITÁRIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL

EPIDEMIOLOGIA VETERINÁRIA

EQUINOCULTURA E CLINICA DE EQUINOS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EXTERNO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTERNO

FARMACOLOGIA VETERINÁRIA

FISIOLOGIA DOS SISTEMAS COMPLEMENTARES DOS ANIMAIS

FISIOLOGIA DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS DOS ANIMAIS

FORRAGICULTURA E PASTAGENS NATIVAS

GENÉTICA ANIMAL

GESTÃO EMPREENDEDORA 

GINECOLOGIA E OBSTETRICIA VETERINÁRIA

HIGIENE E INSPEÇÃO DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL

IMUNOLOGIA VETERINÁRIA

LIBRAS - LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

MANEJO E CLINICA DE ANIMAIS SILVESTRES

MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL

BiotecnoloaPARASITOLOGIA VETERINÁRIA gias da Reprodução Animal

PATOLOGIA CLINICA VETERINÁRIA

PATOLOGIA ESPECIAL VETERINÁRIA

PATOLOGIA GERAL VETERINÁRIA

PATOLOGIAS DE REPRODUÇÃO ANIMAL

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

PRODUÇÃO DE RUMINANTES

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

SEMIOLOGIA VETERINÁRIA

TCC ELABORAÇÃO

TCC ORIENTAÇÃO

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

TERAPÊUTICA VETERINÁRIA

TOXICOLOGIA E PLANTAS TÓXICAS

ZOONOSES E SAÚDE PÚBLICA

ZOOTECNIA GERAL

Saiba mais

Por Dentro do Curso

+ -
Sobre o Curso

A Medicina Veterinária, ao longo de mais de meio século de profissão regulamentada, vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde coletiva, na produção de alimentos seguros e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta.

O Curso de Medicina Veterinária da UniAteneu tem a responsabilidade precípua de formar profissionais ecléticos e generalistas, observando as prerrogativas do equilíbrio e preservação ambiental. A formação acadêmica deve proporcionar aos alunos as informações básicas, fundamentais e profissionalizantes à luz de conhecimentos científicos capazes de propiciar-lhes a livre escolha de suas futuras atividades profissionais, nas áreas da saúde, produção, pesquisa e ensino dos vários setores da demanda regional ou nacional.

A finalização do curso com os estágios obrigatórios e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) possibilitará aos alunos dirigirem seus conhecimentos e aprendizagem, na busca de suas definições profissionais.

+ -
Por que cursar Medicina Veterinária na UniAteneu?

O Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ateneu possui uma excelente infraestrutura de laboratórios, seguindo todas as exigências do Ministério da Educação (MEC); professores mestres e doutores; unidade acadêmica com localização privilegiada, ao lado do Terminal de Messejana e a poucos metros da Rodovia BR-116; e clínica veterinária própria, com atendimento sendo realizado à toda comunidade.

+ -
Objetivo Geral

Formar profissionais habilitados para atuar com amplitude nas multifacetadas competências estabelecidas pela Lei Federal nº 5.517, que dispõe sobre o exercício profissional do médico veterinário (clínica e cirurgia veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, zootecnia e produção animal, sanidade animal, tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, economia, planejamento e administração agroindustrial e extensão rural), com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, tornando-se agentes propagadores de mudanças e capazes de trabalhar em equipe, tendo a sua atuação pautada por valores éticos e compromissos com o desenvolvimento sustentável, participando ativamente, com competência e postura profissional, no contexto social e ambiental.

+ -
Objetivos Específicos

A formação do médico veterinário terá como objetivos específicos dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício profissional das seguintes competências e habilidades específicas:

I. Habilitar os formandos para atuar, com amplitude nas multifacetadas competências estabelecidas pela Lei Federal nº 5.517, que dispõe sobre o exercício profissional do médico veterinário.

II. Proporcionar aos alunos o embasamento teórico, prático e instrumental para a produção de proteínas de origem animal.

III. Instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na área da Medicina Veterinária.

IV. Desenvolver o espírito crítico e o potencial empreendedor para que o médico veterinário possa, depois, transmitir esses requisitos aos que o procuram profissionalmente.

V. Desenvolver nos alunos o espírito de liderança e a consciência de que devem agir eticamente, com ordem, método e tino empresarial.

VI. Proporcionar uma visão sistêmica do ensino da Medicina Veterinária e das técnicas e pesquisas, no âmbito da realidade social – local, regional, nacional e mundial.

VII. Formar profissionais competentes que possam atender às demandas do mercado de trabalho com elevação dos níveis de qualidade da assistência médica veterinária.

VIII. Desenvolver entre os alunos a capacidade de pesquisas e técnicas inovadoras.

IX. Oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das matérias estudadas, visando à integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no mercado de trabalho profissional.

+ -
Diferenciais do Curso
  • Clínica veterinária para atendimento de grandes e pequenos animais, aberta para a comunidade;
  • Infraestrutura moderna e adequada, seguindo todas as exigências do MEC;
  • Corpo docente de excelência, com mestres e doutores.
+ -
Áreas de Atuação

O médico veterinário tem amplo campo de trabalho nas áreas de atenção à saúde animal e humana, ensino e pesquisa, podendo desenvolver atividades em:

– Clínica e cirurgia de animais de pequeno e de grande porte;

– Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos;

– Centros de pesquisa: atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias;

– Indústria de produtos para animais: acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, assim como cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente;

– Indústria de produtos de origem animal: fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal;

– Manejo e conservação de espécies: estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação e implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais;

– Perícia técnica: avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos;

– Produção e sanidade animal: Controlar a saúde de rebanhos e prevenir e controlar doenças em propriedades rurais;

– Saúde pública veterinária: prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores e atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental;

– Tecnologia de produção animal: desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético e alimentação;

– Tecnologia de reprodução animal;

– Desempenhar o ensino, a direção, o controle e a orientação dos serviços de inseminação artificial e reprodução assistida;

– Ensino superior: atuar na regência de cadeiras ou disciplinas, especificamente, médico-veterinárias, bem como na direção das respectivas seções e laboratórios; direção e fiscalização do ensino da Medicina Veterinária, bem como do ensino agrícola médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal;

– Educação e extensão rural: trabalhar a organização da educação rural relativa à pecuária.

+ -
Especialidades em Medicina Veterinária

Quando nos referimos às especialidades em Medicina Veterinária, são aquelas reconhecidas no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs, através da Resolução CFMV nº 935/2009, que normatizou o registro de títulos de especialista em áreas da Medicina Veterinária e Zootecnia. Atualmente, oito entidades estão habilitadas para concederem o título de especialista. São elas: Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais; Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária, Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária, Associação Brasileira de Oncologia Veterinária, Associação Brasileira de Patologia Veterinária, Academia Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva, Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária e Associação Médico Veterinária Homeopática Brasileira.

As especialidades reconhecidas são: Clínica Médica de Pequenos Animais, Acupuntura, Dermatologia, Oncologia, Patologia, Medicina Veterinária Intensiva, Cirurgia Veterinária, Anestesiologia e Homeopatia. Entretanto, com a exigência do mercado por profissionais cada vez mais qualificados, vários cursos de especializações são ofertados por diversas instituições, em diferentes áreas da Medicina Veterinária, cujos títulos adquiridos pelo concludente são considerados como de pós-graduação latu sensu.

+ -
Competências e Habilidades Profissionais
  • Clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais;
  • Produção de alimentos de origem animal;
  • Indústria e comércio de produtos para animais;
  • Manejo e conservação de animais silvestres, exóticos e selvagens;
  • Perícia técnica;
  • Produção e sanidade animal, com controle dos rebanhos;
  • Saúde pública veterinária;
  • Tecnologia de reprodução animal.
+ -
Atos Regulatórios do Curso
  • Unidade Lagoa: Resolução CONSUNI Nº 104, de 06/12/2021
  • Unidade Harmony: Resolução CONSUNI Nº 58, de 08/04/2022 – Autorização
+ -
Coordenação do Curso

Coordenador: Prof. Me. Matheus Wagner Paulino de Sousa

Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e graduado em Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Possui experiência em docência superior na Medicina Veterinária desde 2011, tendo suas áreas de maior ênfase na Anatomia Animal e o diagnóstico por imagens. Na Anatomia, participou do planejamento e abertura da maioria dos cursos de Medicina Veterinária das instituições de ensino superior (IES) de Fortaleza, seja como docente ou consultor. Em diagnóstico por imagens, trabalha como ultrassonografista desde o ano de 2010. Atualmente, é o coordenador do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Ateneu, enfatizando a importância da qualidade pedagógica do corpo docente.

Curriculum Lattes | [email protected]

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

INDIQUE ESTE CURSO PARA SEUS AMIGOS.

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO