Bacharelado
7 semestres
Noite
Presencial
Considerada uma área de saber relativamente nova, a Moda vem passando por diversas transformações nas últimas décadas referentes à visão e concepções da sociedade acerca da profissão, à formação dos recursos humanos e ao perfil dos profissionais, bem como às tendências do mercado de trabalho. Levando em consideração os números promissores do setor produtivo têxtil, de confecção e de calçados, já é possível observar que este mercado tem grande potencial para quem deseja empreender. A cadeia têxtil e de confecção faturou cerca de R$ 203,9 bilhões em 2023 contra R$ 193,2 bilhões em 2022 (IEMI 2024). O curso de bacharelado em Moda, do Centro Universitário Ateneu, em Fortaleza (CE), foi criado pela Resolução nº 02/2025, de 02 de janeiro de 2025.
Você sabia que o Brasil é o país com a maior cadeia têxtil completa do ocidente? Que a indústria têxtil que tem quase 200 anos no país? Só nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo? Que o setor produtivo têxtil, confecção e calçados possui 1,30 milhão de empregados formais (IEMI 2024) e 8 milhões ao adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 60% são de mão de obra feminina? O setor de confecção é o 2º maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos (PIA – 2021; empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas)? Que existem 25,3 mil unidades produtivas formais em todo o país (IEMI 2024)? Que a produção da confecção (vestuário, meias e acessórios, linha lar e artigos técnicos) atingiu 8,02 bilhões de peças em 2023 (IEMI 2024)? Que estamos entre os cinco maiores produtores e consumidores de denim do mundo e entre os quatro maiores produtores de malhas do mundo? Que o Brasil é referência mundial em design e de moda dos segmentos de beachwear, jeanswear e homewear, destacando do crescimento dos segmentos de fitness e lingerie? Fonte: abit.org.br/cont/perfil-do-setor 2024
Além disso, você sabia que, o Ceará, é considerado um dos maiores polos têxteis nacionais, com uma história de mais de 130 anos no setor produtivo têxtil de confecção e calçados? E que se destaca em toda a cadeia de produção, desde o consumo do algodão até a produção do vestuário propriamente dito? Que o Ceará exporta a sua produção e lançando criadores de alto nível, o estado se posiciona no cenário nacional como um centro dinâmico da moda? O setor de confecções cearense teve crescimento relevante, com a formalização de aproximadamente 6.900 empresas. O setor têxtil e de confecções soma cerca de 36 mil empregos formais e durante os últimos anos, tem se destacado pela exportação de confecções para o exterior e criações elogiadas em todo cenário da moda nacional.
Você sabia que a UniAteneu se destaca no ensino de Moda há mais de 10 anos? Que já formou e lançou centenas de profissionais designers de Moda? Que já é premiado e destaque de capa da revista Vogue Itália e foi matéria da Agência de Pesquisa de Tendências WGSN? Que tem egressos premiados e em destaque no mercado?
O curso de bacharelado em Moda foi criado para ampliar o campo de atuação dos profissionais, potencializar o perfil profissional com novos conhecimentos e técnicas, destacando a integração da Inteligência Artificial ao currículo do curso que prospecta a otimização dos processos. Vale destacar a valorização da cultura global e brasileira, do artesanato, da imagem pessoal e das estratégias de influência digital para o aumento das oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Diante de todos esses números e a estabilidade de um setor que se mantém em constante superávit, certamente o mercado da Moda merece ser visto com bons olhos por investidores e novos empreendedores interessados em expandir seus rendimentos. Veja outras razões para investir neste setor:
– Com a grande oferta de profissionais qualificados no mercado, é possível montar grandes equipes de bacharéis em Moda e disponibilizar serviços de excelência.
– Apesar da estabilidade do setor, há espaço para crescimento no atendimento aos clientes na consultoria de imagem. De acordo com a Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI), o mercado de consultoria de imagem no Brasil cresceu mais de 40% no último ano
– Os brasileiros preocupam-se com imagem e aparência, tanto pessoal quanto corporativa, principalmente, com a valorização da influência digital.
– Com o avanço das inovações recentes no setor têxtil de vestuário e calçado, a UniAteneu investe na melhoria do ensino com laboratórios bem equipados e com softwares da indústria 4.0, a exemplo do Audaces 360°, que habilita os alunos na aprendizagem e uso dessas tecnologias desde a criação dos produtos ao gerenciamento do seu ciclo de vida.
– Diante do fortalecimento da cultura, artesanato brasileiro e da exigência do ESG, o Curso de Moda da UniAteneu oferece, em seu currículo, disciplinas com atividades práticas e de campo, com abordagem na cultura, artesanato, turismo e nas políticas para gestão da governança das empresas, justiça social e preservação do meio ambiente.
Portanto, vir estudar na UniAteneu é buscar o diferencial da equipe pedagógica, da formação humanista e ética, além de um networking que o mercado de trabalho exige.
Considerando a multidisciplinaridade da Moda com as demais áreas de conhecimento, o mercado de trabalho para o profissional de moda oferece inúmeras oportunidades para a sua atuação, que envolvem desde a área educacional à área comercial de prestação de serviços quanto no setor produtivo conforme segue
Os profissionais bacharéis em Moda podem atuar em indústrias e ateliês, como coordenador de estilo e desenvolvimento de coleções; desenvolvendo atividades para o estilo e criação e desenvolvimento de produtos; desenho de moda e representação gráfica, desenho técnico de moda, ilustração de moda (manual e digital); desenvolvimento de estampa; desenho e ilustração de moda manual e digital; pesquisa de tendências e criação; desenvolvimento de mix de produtos e estratégias de segmentação; definição de parâmetros para coleções de moda, concepções de figurino e afins; pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos têxteis; coordenação de Marketing; e diretor criativo.
A área da tecnologia da confecção e têxtil consiste em outro campo de atuação que envolve tecnologia, artesanato e design de superfície onde o profissional atua especificamente nas tecnologias têxteis avançadas e inovações em tecidos; exploração de técnicas artesanais na confecção de peças; design de superfície: estamparia, bordado, aplicações e texturização; modelagem de peças de vestuário: processos experimentais, técnicas e princípios; inovações tecnológicas de produção e serviços com o foco em consciência sustentável; beneficiamento têxtil; e wash designer/laundry designer.
Os bacharéis em Moda podem encontrar oportunidade de atuação nos negócios de moda: economia e marketing, desenvolvendo estratégias de negócios aplicadas à indústria têxtil e à indústria da moda; gestão de marcas e empreendedorismo; gestão de varejo e atacado; Marketing Digital de moda; produtor de conteúdo para redes sociais; coordenação de marketing de moda; representante e consultor de vendas de produtos de moda; e insumos (matéria-prima e aviamentos, máquinas e equipamentos para o setor têxtil e de confecções).
Outro campo vasto de atuação é dos negócios de moda e as tecnologias e produção de imagem que envolve consultoria, imagem e estilo; construção de imagem pessoal; styling: composição visual de estilo; fashion films, playlists para ambientes comerciais e e-commerce (soundstyling); produção executiva de eventos de moda e desfiles; produção de moda, styling, consultoria de imagem pessoal e corporativa; direção de arte; visual merchandising: composição de apresentação de produtos em sistema; pesquisador de tendências de moda; coordenação de marketing de moda; representante e consultor de produtos de moda, máquinas, equipamentos, matéria-prima e insumos para setor têxtil e de confecções.
A produção cultural é uma das áreas em que o bacharel em Moda pode atuar como figurinista de teatro, trajes de cena em geral, figurinista de danças clássicas, regionais e contemporâneas; e eventos culturais como organizador e produtor.
Os laboratórios da cadeia têxtil para pesquisa de materiais sustentáveis e inovadores na moda é outro campo fértil para os bacharéis em Moda que podem elaborar e desenvolver metaprojeto: abordagens interdisciplinares no desenvolvimento de produtos de moda; aplicação de resolução criativa de problemas e desafios da sustentabilidade na moda: observando os pilares econômico, social, ambiental e cultural, com ética e responsabilidade social.
Atuação na docência dos cursos de Ensino Médio profissionalizante; ensino superior; e cursos livres; e atuação nas associações de artesanato e órgãos públicos de gestão de artesanato como consultor. Vale salientar que o conhecimento e as habilidades com as ferramentas digitais são cada vez mais exigidas na maioria das citadas áreas de atuação.
Formar e inserir no mundo do trabalho profissionais de Moda, com conhecimento suficiente sobre a dinâmica e o funcionamento desta área, possibilitando uma atuação que se relacione com profissionais da criação, da imagem e do marketing, do processo produtivo e do desenvolvimento de produto, garantindo a possibilidade ao egresso respeitar os pilares da sustentabilidade: econômico, social, ambiental e cultural.
O profissional de Moda egresso da UniAteneu deverá atuar no mercado de trabalho, expressando um conjunto coerente e integrado de conteúdos das competências, habilidades e atitudes, incluindo as capacidades fundamentais descritas nas DCNs, e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global que incluem:
Os diferenciais do Curso de Moda da UniAteneu são agrupados nas seguintes qualidades:
Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gestão Universitária e bacharela em Estilismo e Moda, também pela UFC. Atualmente, é vice-presidente da Câmara Setorial da Moda do Ceará da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e coordenadora do curso de bacharelado em Moda, do curso de graduação tecnológica em Design de Moda e dos cursos de especialização em Moda da Pós-Graduação UniAteneu. Possui experiência na área da indústria da moda, artesanato e sustentabilidade.
Acesso a tecnologias de última geração para uma experiência de aprendizado prática e inovadora.
Professores experientes, mestres e doutores que estão comprometidos com o seu sucesso.
Atenda pacientes reais, desenvolvendo confiança e habilidades essenciais para sua carreira.
Alinhada com as tendências e demandas do mercado de trabalho.
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
BASES DE ENSINO ATIVO
DESENHO TÉCNICO DE MODA E DESIGN DE SUPERFÍCIE
FUNDAMENTOS DE DESIGN E DA LINGUAGEM VISUAL
MATERIAIS E PROCESSOS TÊXTEIS
PROCESSOS CRIATIVOS
DESENHO DIGITAL
HISTÓRIA DA MODA E DA INDUMENTÁRIA
MODELAGEM TRIDIMENSIONAL
PRODUÇÃO DE MODA E STYLING
TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO
MODA CÊNICA
DESIGN DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS
FOTOGRAFIA E MARKETING DE MODA
METODOLOGIAS DO DESIGN E SEMIÓTICA DA MODA
MODELAGEM PLANA E ERGONOMIA DO VESTUÁRIO
SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO NA MODA
ECONOMIA CRIATIVA, CIRCULAR E MODA INCLUSIVA
MODELAGEM DIGITAL DO VESTUÁRIO
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
VISUAL MERCHANDISING
EMPREENDEDORISMO
POSICIONAMENTO PROFISSIONAL
DESENVOLVIMENTO E PROTIPAGEM DE ESTAMPAS
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA 5.0
CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO E A INFLUÊNCIA DIGITAL
CULTURA E TURISMO DE MODA
PSICOSSOCIOLOGIA E DIREITO DA MODA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
BRANDING, PESQUISA E TENDÊNCIAS
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A INTERNET DAS COISAS (OIT) APLICADA À MODA
MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL
GESTÃO DA INOVAÇÃO E STARTUPS
IDENTIDADE VISUAL DO PRODUTO
ATELIÊ DE PROJETOS DE MODA
TECNOLOGIA TÊXTIL E DA CONFECÇÃO
DISCIPLINA OPTATIVA
UX E UI DESIGN
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
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