Moda

O curso de bacharelado em Moda foi criado para ampliar o campo de atuação dos profissionais, potencializar o perfil profissional com novos conhecimentos e técnicas, destacando a integração da Inteligência Artificial ao currículo do curso que prospecta a otimização dos processos.

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TITULARIDADE

Bacharelado

DURAÇÃO

7 semestres

TURNO

Noite

MODALIDADE

Presencial

Por Dentro do Curso

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Sobre o curso

Considerada uma área de saber relativamente nova, a Moda vem passando por diversas transformações nas últimas décadas referentes à visão e concepções da sociedade acerca da profissão, à formação dos recursos humanos e ao perfil dos profissionais, bem como às tendências do mercado de trabalho. Levando em consideração os números promissores do setor produtivo têxtil, de confecção e de calçados, já é possível observar que este mercado tem grande potencial para quem deseja empreender. A cadeia têxtil e de confecção faturou cerca de R$ 203,9 bilhões em 2023 contra R$ 193,2 bilhões em 2022 (IEMI 2024). O curso de bacharelado em Moda, do Centro Universitário Ateneu, em Fortaleza (CE), foi criado pela Resolução nº 02/2025, de 02 de janeiro de 2025.

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Por que cursar Moda na UniAteneu?

Você sabia que o Brasil é o país com a maior cadeia têxtil completa do ocidente? Que a indústria têxtil que tem quase 200 anos no país? Só nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo? Que o setor produtivo têxtil, confecção e calçados possui 1,30 milhão de empregados formais (IEMI 2024) e 8 milhões ao adicionarmos os indiretos e efeito renda, dos quais 60% são de mão de obra feminina? O setor de confecção é o 2º maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos (PIA – 2021; empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas)? Que existem 25,3 mil unidades produtivas formais em todo o país (IEMI 2024)? Que a produção da confecção (vestuário, meias e acessórios, linha lar e artigos técnicos) atingiu 8,02 bilhões de peças em 2023 (IEMI 2024)? Que estamos entre os cinco maiores produtores e consumidores de denim do mundo e entre os quatro maiores produtores de malhas do mundo? Que o Brasil é referência mundial em design e de moda dos segmentos de beachwear, jeanswear e homewear, destacando do crescimento dos segmentos de fitness e lingerie? Fonte: abit.org.br/cont/perfil-do-setor 2024

Além disso, você sabia que, o Ceará, é considerado um dos maiores polos têxteis nacionais, com uma história de mais de 130 anos no setor produtivo têxtil de confecção e calçados? E que se destaca em toda a cadeia de produção, desde o consumo do algodão até a produção do vestuário propriamente dito? Que o Ceará exporta a sua produção e lançando criadores de alto nível, o estado se posiciona no cenário nacional como um centro dinâmico da moda? O setor de confecções cearense teve crescimento relevante, com a formalização de aproximadamente 6.900 empresas. O setor têxtil e de confecções soma cerca de 36 mil empregos formais e durante os últimos anos, tem se destacado pela exportação de confecções para o exterior e criações elogiadas em todo cenário da moda nacional.

Você sabia que a UniAteneu se destaca no ensino de Moda há mais de 10 anos? Que já formou e lançou centenas de profissionais designers de Moda? Que já é premiado e destaque de capa da revista Vogue Itália e foi matéria da Agência de Pesquisa de Tendências WGSN?  Que tem egressos premiados e em destaque no mercado?

O curso de bacharelado em Moda foi criado para ampliar o campo de atuação dos profissionais, potencializar o perfil profissional com novos conhecimentos e técnicas, destacando a integração da Inteligência Artificial ao currículo do curso que prospecta a otimização dos processos. Vale destacar a valorização da cultura global e brasileira, do artesanato, da imagem pessoal e das estratégias de influência digital para o aumento das oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Diante de todos esses números e a estabilidade de um setor que se mantém em constante superávit, certamente o mercado da Moda merece ser visto com bons olhos por investidores e novos empreendedores interessados em expandir seus rendimentos. Veja outras razões para investir neste setor:

– Com a grande oferta de profissionais qualificados no mercado, é possível montar grandes equipes de bacharéis em Moda e disponibilizar serviços de excelência.

– Apesar da estabilidade do setor, há espaço para crescimento no atendimento aos clientes na consultoria de imagem. De acordo com a Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI), o mercado de consultoria de imagem no Brasil cresceu mais de 40% no último ano

– Os brasileiros preocupam-se com imagem e aparência, tanto pessoal quanto corporativa, principalmente, com a valorização da influência digital.

– Com o avanço das inovações recentes no setor têxtil de vestuário e calçado, a UniAteneu investe na melhoria do ensino com laboratórios bem equipados e com softwares da indústria 4.0, a exemplo do Audaces 360°, que habilita os alunos na aprendizagem e uso dessas tecnologias desde a criação dos produtos ao gerenciamento do seu ciclo de vida.

– Diante do fortalecimento da cultura, artesanato brasileiro e da exigência do ESG, o Curso de Moda da UniAteneu oferece, em seu currículo, disciplinas com atividades práticas e de campo, com abordagem na cultura, artesanato, turismo e nas políticas para gestão da governança das empresas, justiça social e preservação do meio ambiente.

Portanto, vir estudar na UniAteneu é buscar o diferencial da equipe pedagógica, da formação humanista e ética, além de um networking que o mercado de trabalho exige.

 

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Áreas de Atuação

Considerando a multidisciplinaridade da Moda com as demais áreas de conhecimento, o mercado de trabalho para o profissional de moda oferece inúmeras oportunidades para a sua atuação, que envolvem desde a área educacional à área comercial de prestação de serviços quanto no setor produtivo conforme segue

Os profissionais bacharéis em Moda podem atuar em  indústrias e ateliês, como coordenador de estilo e desenvolvimento de coleções; desenvolvendo atividades para o estilo e criação e desenvolvimento de produtos; desenho de moda e representação gráfica, desenho técnico de moda, ilustração de moda (manual e digital); desenvolvimento de estampa; desenho e ilustração de moda manual e digital; pesquisa de tendências e criação; desenvolvimento de mix de produtos e estratégias de segmentação; definição de parâmetros para coleções de moda, concepções de figurino e afins; pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos têxteis; coordenação de Marketing; e diretor criativo.

A área da tecnologia da confecção e têxtil consiste em outro campo de atuação que envolve  tecnologia, artesanato e design de superfície onde o profissional atua especificamente nas tecnologias têxteis avançadas e inovações em tecidos; exploração de técnicas artesanais na confecção de peças; design de superfície: estamparia, bordado, aplicações e texturização; modelagem de peças de vestuário: processos experimentais, técnicas e princípios; inovações tecnológicas de produção e serviços com o foco em consciência sustentável; beneficiamento têxtil; e wash designer/laundry designer.

Os bacharéis em Moda podem encontrar oportunidade de atuação nos negócios de moda: economia e marketing, desenvolvendo estratégias de negócios aplicadas à indústria têxtil e à indústria da moda; gestão de marcas e empreendedorismo; gestão de varejo e atacado; Marketing Digital de moda; produtor de conteúdo para redes sociais; coordenação de marketing de moda; representante e consultor de vendas de produtos de moda; e insumos (matéria-prima e aviamentos, máquinas e equipamentos para o setor têxtil e de confecções).

Outro campo vasto de atuação é dos negócios de moda e as tecnologias e produção de imagem que envolve consultoria, imagem e estilo; construção de imagem pessoal; styling: composição visual de estilo; fashion films, playlists para ambientes comerciais e e-commerce (soundstyling); produção executiva de eventos de moda e desfiles; produção de moda, styling, consultoria de imagem pessoal e corporativa; direção de arte; visual merchandising: composição de apresentação de produtos em sistema; pesquisador de tendências de moda; coordenação de marketing de moda; representante e consultor de produtos de moda, máquinas, equipamentos, matéria-prima e insumos para setor têxtil e de confecções.

A produção cultural é uma das áreas em que o bacharel em Moda pode atuar como figurinista de teatro, trajes de cena em geral, figurinista de danças clássicas, regionais e contemporâneas; e eventos culturais como organizador e produtor.

Os laboratórios da cadeia têxtil para pesquisa de materiais sustentáveis e inovadores na moda é outro campo fértil para os bacharéis em Moda que podem elaborar e desenvolver metaprojeto: abordagens interdisciplinares no desenvolvimento de produtos de moda; aplicação de resolução criativa de problemas e desafios da sustentabilidade na moda: observando os pilares econômico, social, ambiental e cultural, com ética e responsabilidade social.

Atuação na docência dos cursos de Ensino Médio profissionalizante; ensino superior; e cursos livres; e atuação nas associações de artesanato e órgãos públicos de gestão de artesanato como consultor. Vale salientar que o conhecimento e as habilidades com as ferramentas digitais são cada vez mais exigidas na maioria das citadas áreas de atuação.

 

 

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Objetivo Geral

Formar e inserir no mundo do trabalho profissionais de Moda, com conhecimento suficiente sobre a dinâmica e o funcionamento desta área, possibilitando uma atuação que se relacione com profissionais da criação, da imagem e do marketing, do processo produtivo e do desenvolvimento de produto, garantindo a ​possibilidade ao egresso respeitar os pilares da sustentabilidade: econômico, social, ambiental e cultural.

 

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Objetivos específicos
  • Desenvolver as habilidades de convivência e trabalho em grupos, favorecendo o desenvolvimento da inteligência interpessoal;
  • Estimular a interface e troca interprofissional;
  • Proporcionar postura ativa do aluno em relação ao próprio aprendizado e visão crítica acerca dos conteúdos aprendidos em prol da evolução constante do conhecimento em benefício da profissão, da sociedade e do meio ambiente;
  • Proporcinar o conhecimento dos conceitos principais do campo da Moda;
  • Promover a compreensão sobre a complexidade dos múltiplos aspectos do campo da Moda, tanto como fenômeno quanto como sistema, para estudar a sua dinâmica e sua influência na cultura, na sociedade e no mercado;
  • Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir os seus objetivos para com a sociedade;
  • Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial mercado locorregional;
  • Elaborar protótipos, modelos, croquis, fichas técnicas e portfólios com uso de técnicas diferenciadas de expressão gráfica;
  • Desenvolver nos profissionais as habilidades de gestão do processo produtivo da moda para atender as expectativas das empresas do setor;
  • Planejar, gerenciar e apresentar coleções de moda com processos de fabricação, matérias-primas e viabilidade técnica e sustentável;
  • Desenvolver habilidades para utilização de técnicas de pesquisa de moda, e exploração do processo lógico e criativo, utilizando-as como ferramentas para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Planejar, organizar, dirigir e executar serviços de produção de moda e consultoria de imagem;
  • Prospectar, planejar, gerir e executar projetos de design e programas estratégicos;
  • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação dos estudos de viabilidade econômico-financeira de empreendimentos e projetos na área da moda;
  • Identificar, analisar, avaliar e propor soluções de problemas provocados pelas atividades de design em determinados espaços e comunidades;
  • Desenvolver competências e habilidades no campo do design de moda, contribuindo para a solução de problemas de organizações empresariais do setor;
  • Desenvolver a pesquisa, a análise e adequação das tendências internacionais e nacionais de moda, visando atender às condições climáticas, socioeconômicas e culturais;
  • Aprofundar conhecimentos inerentes ao setor de confecção, têxtil e calçados;
  • Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região;
  • Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial, no mercado locorregional;
  • Auxiliar a IES no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para atuar no trade de moda, especificamente, contribuindo para o desenvolvimento do setor produtivo têxtil, de confecções e calçados.

 

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Especialidades da área da Moda
  • Artesanias
  • Consultoria de imagem
  • Cool Hunter (Pesquisa de tendências)
  • Ergonomia do vestuário
  • Figurino
  • Gestão de negócios de moda
  • Gestão de produção da confecção
  • Gestão de estratégica da indústria da moda
  • Gestão do varejo de moda
  • Modelagem do vestuário
  • Produção de moda
  • Sustentabilidade
  • Têxtil e moda
  • Visual merchandiser
  • Visagismo
  • Moda Circular
  • Moda Inclusiva

 

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Competências e Habilidades Profissionais

O profissional de Moda egresso da UniAteneu deverá atuar no mercado de trabalho, expressando um conjunto coerente e integrado de conteúdos das competências, habilidades e atitudes, incluindo as capacidades fundamentais descritas nas DCNs, e que seja coerente com o ambiente profissional para o qual o egresso será preparado, seja ele local, regional, nacional ou global que incluem:

  • Atenção voltada ao cuidado ético com o meio ambiente, desenvolvendo responsabilidade com os processos de criação, produção e gerenciamento.
  • Respeito aos direitos humanos e desenvolvimento sustentável de criações e projetos, integrando tradições e saberes regionais. ​
  • Habilidade em tomar decisões ético-estéticas e administrativas para a gestão da produção.
  • Capacidade de liderar equipes multidisciplinares, assegurando o bem-estar da equipe e adaptando-se às mudanças contínuas. ​
  • Reflexão crítica sobre problemas sociais contemporâneos e valorização dos saberes locais. ​
  • Conhecimento da ergonomia dos produtos de moda e das condições contemporâneas da cultura.
  • Promoção da preservação dos direitos e da dignidade do trabalho, assegurando a produção sustentável. ​
  • Desenvolvimento de produtos de baixo impacto ambiental e projetos que contribuam para mudanças sistêmicas no campo da moda. ​
  • Pesquisa de moda e tendências para estimular processos autênticos e originais. ​
  • Atualização constante diante das legislações trabalhistas e modelos inovadores de negócios. ​
  • Conscientização sobre o papel social do profissional no campo da moda, lidando criticamente com a diversidade e evitando estereótipos.
  • Atuação conforme os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG).

 

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Diferenciais do Curso

Os diferenciais do Curso de Moda da UniAteneu são agrupados nas seguintes qualidades:

  • Amplo espaço de convivência.
  • Laboratórios de Informática com computadores de última geração, equipados e com softwares e programas específicos para a indústria da moda e design, além de um amplo acervo de recursos tecnológicos que auxiliam os professores a ministrar suas aulas (datashow, caixas de som, DVD e TV).
  • Oferta de programas de monitoria e grupos de estudos com orientação especializada.
  • Unidade acadêmica com localização estratégica em relação aos outros cursos da região, servido por linhas de ônibus regulares, estando próxima ao Terminal de Messejana. O curso agrega alunos de todos os bairros circunvizinhos, assim como de cidades próximas a Fortaleza, como Eusébio, Aquiraz e Maracanaú.
    – O corpo docente do curso é formado por profissionais reconhecidamente capacitados, composto por especialistas, mestres e doutores estimulados ao trabalho interdisciplinar que integra diferentes áreas do mercado.
    – Suporte aos alunos por meio dos órgãos orientadores para a vida profissional: Núcleo de Apoio a Carreira (NAC), que por intermédio de parcerias junto às organizações do Estado, ofertam periodicamente vagas de estágio e empregos aos nossos alunos e os capacita por meio de cursos e palestras; Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), que busca resolver dificuldades de cunho econômico ofertando, bolsas e financiamentos e oferece apoio psicossocial, por meio de psicólogos especialistas para o exercício da atividade acadêmica.
    – Atividades com ênfase no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social das organizações.
    – Conexão wireless gratuita em toda a unidade acadêmica.
    – Proporcionar visitas técnicas em organizações nas diversas áreas de atuação do profissional de Moda, fazendo com que os alunos tenham a oportunidade de conhecer e avaliar a aplicação prática das diversas teorias do magistério aprendidas em sala de aula.
  • Único curso de Moda do estado que oferta da disciplina de “Inteligência Artificial” e Internet das Coisas (IoT) na integralização curricular;
  • Oferta do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estimula os alunos a desenvolverem produtos inovadores ou coleção de moda, software, com uso das ferramentas da “Inteligência Artificial”, ou estudos de casos de marca, ou projeto de negócio de moda.
  • Oferta de Estágio Curricular e Estágio Supervisionado, com acompanhamento de professor especializado.
  • Projeto de mentoria – é ofertado mentoria aos alunos e egressos recém formados;
  • O curso realiza a Semana de Moda, evento realizado anualmente, oferecendo aos seus alunos e à comunidade profissional e acadêmica minicursos, oficinas, atividades de nossa cultura e palestras.
  • O curso possui uma coordenadora atuante, sempre disponível para resolver situações de ordem acadêmica.
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Coordenação do Curso
  • A coordenadora do curso de bacharelado em Moda da UniAteneu é a Profª. Ma. Regina Célia Santos de Almeida. Abaixo, um resumo do Lattes:
  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7466794675301456
  • ID Lattes: 7466794675301456

 

Mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gestão Universitária e bacharela em Estilismo e Moda, também pela UFC. Atualmente, é vice-presidente da Câmara Setorial da Moda do Ceará da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e coordenadora do curso de bacharelado em Moda, do curso de graduação tecnológica em Design de Moda e dos cursos de especialização em Moda da Pós-Graduação UniAteneu. Possui experiência na área da indústria da moda, artesanato e sustentabilidade.

Laboratórios Modernos e Equipados

Acesso a tecnologias de última geração para uma experiência de aprendizado prática e inovadora.

Corpo Docente Qualificado

Professores experientes, mestres e doutores que estão comprometidos com o seu sucesso.

Clínica Escola

Atenda pacientes reais, desenvolvendo confiança e habilidades essenciais para sua carreira.

Grade Curricular Atualizada:

Alinhada com as tendências e demandas do mercado de trabalho.

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Disciplinas
PLANEJAMENTO DE CARREIRA

BASES DE ENSINO ATIVO

DESENHO TÉCNICO DE MODA E DESIGN DE SUPERFÍCIE

FUNDAMENTOS DE DESIGN E DA LINGUAGEM VISUAL

MATERIAIS E PROCESSOS TÊXTEIS  

PROCESSOS CRIATIVOS 

DESENHO DIGITAL

HISTÓRIA DA MODA E DA INDUMENTÁRIA

MODELAGEM TRIDIMENSIONAL 

PRODUÇÃO DE MODA E STYLING

TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DO VESTUÁRIO

MODA CÊNICA  

DESIGN DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS 

FOTOGRAFIA E MARKETING DE MODA 

METODOLOGIAS DO DESIGN E SEMIÓTICA DA MODA

MODELAGEM PLANA E ERGONOMIA DO VESTUÁRIO

SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO NA MODA

ECONOMIA CRIATIVA, CIRCULAR E MODA INCLUSIVA

MODELAGEM DIGITAL DO VESTUÁRIO

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

VISUAL MERCHANDISING

EMPREENDEDORISMO 

POSICIONAMENTO PROFISSIONAL 

DESENVOLVIMENTO E PROTIPAGEM DE ESTAMPAS 

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DA INDÚSTRIA 5.0

CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO E A INFLUÊNCIA DIGITAL

CULTURA E TURISMO DE MODA

PSICOSSOCIOLOGIA E DIREITO DA MODA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

BRANDING, PESQUISA E TENDÊNCIAS 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A INTERNET DAS COISAS (OIT) APLICADA À MODA 

MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL

GESTÃO DA INOVAÇÃO E STARTUPS

IDENTIDADE VISUAL DO PRODUTO

ATELIÊ DE PROJETOS DE MODA

TECNOLOGIA TÊXTIL E DA CONFECÇÃO

DISCIPLINA OPTATIVA

UX E UI DESIGN

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

MATRÍCULA ON-LINE

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Depoimentos de alunos

Suzana Castro
Suzana Castro
Atendimento da secretaria e ao aluno excelente, ótima estrutura.
Victor Costa
Victor Costa
Estudo Psicologia no Campus da Uniateneu GrandShopping. So tenho elogios a fazer, começando pela estrutura, coordenação, professores.
Amanda Vasconcelos
Amanda Vasconcelos
Atualmente meu curso está sendo na Unidade Grand Shopping, local de fácil acesso, bem seguro, profissionais excelentes e estrutura também, tem a minha indicação!
Jessica Meciel
Jessica Meciel
Um ótimo corpo docente e excelente administrativo.
Ruth Tavares
Ruth Tavares
Só tenho elogios pra Uniateneu, ótimos professores boa estrutura e cada vez melhorando mais.
Pablo Rennan
Pablo Rennan
Universidade muito boa, ótima estrutura, professores qualificados e os funcionários gentis e prestativos.
Fernandes Junior
Fernandes Junior
Universidade com laboratórios ótimos, professores dedicados e compromissados com o ensino. Facil localização instituição com ensino técnico e graduação, excelnte locização.

Amigos de verdade, compartilham o futuro juntos.

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