Equipe de alunos conquista troféu de prata em desfile no Concurso dos Novos no Dragão Fashion Brasil

A equipe de alunos ficou em 2º lugar com a coleção “Liberdade”, que traduziu com maestria o conceito do tema do projeto de coleção.

A equipe “Novos da Moda UniAteneu”, composto por alunos do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu, conquistou no dia 27 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, o troféu de prata no Concurso dos Novos no Dragão Fashion Brasil (DFB), ao ficar em 2º lugar com a coleção “Liberdade”, que traduziu com maestria o conceito do tema do projeto de coleção.

A equipe de alunos do Curso de Design de Moda da UniAteneu que participou do evento foi formada pelos alunos Sabrina Nunes, Rayssa Loren, Johnny, Jaime Herbster e Joiciana Canuto. Eles tiveram a orientação e acompanhamento da profª. Ma. Regina Almeida, coordenadora do curso; e dos docentes Fernanda Farias, Vaneska Rebouças e Marcelo Belisário, também da graduação em Design de Moda.

“Destacamos que esses alunos trabalham e assim tiveram que se organizar para conciliar os compromissos laborais, as aulas, as atividades acadêmicas e o desenvolvimento das etapas da coleção. Além da barreira do tempo, o fator financeiro impactou no desenvolvimento do pretencioso projeto de coleção, que exigiu tecidos especiais de 100% algodão e outros insumos como aviamentos, linhas para artesanias, produção de calçados e acessórios”, relatou a profª. Ma. Regina Almeida.

Segundo ela, a coordenação do curso foi buscar apoio junto à própria UniAteneu, que financiou parte dos custos da coleção, e também buscou apoio junto aos parceiros, as empresas do setor têxtil do Ceará que prontamente atenderam a solicitação, como a Santana Textiles, a Vicunha Brasil e a Nocoletti Denim, que fizeram a doação de parte dos tecidos. A Benatêxtil também contribuiu com o processo de tingimento e a Tec Bord com os bordados.

A Coordenação do Curso de Design de Moda também agradece aos designers Josenias Júnior, Marcelo Belisário e Vitor Cunha, que formaram a bancada que selecionou o melhor projeto do Curso Design de Moda. A UniAteneu foi representada pela coleção “Liberdade”, para participar da primeira etapa do Concurso dos Novos do DFB. Os agradecimentos ainda se estendem à profª. Fernanda Farias, que ajudou na orientação da composição visual da coleção; e à profª. Vaneska Rebouças e ao Marcelo Belisário, pela orientação da modelagem e confecção das peças.

Sobre o Dragão Fashion Brasil

O Dragão Fashion Brasil é o maior evento de moda autoral do país. Foi criado em 1999 por um grupo de amigos e empreendedores de moda liderado por Cláudio Silveira, que lançou a primeira edição no Dragão do Mar de Arte e Cultura, que também tinha sido inaugurado no mesmo ano.

Além da divulgação da moda cearense e talentos brasileiros, o evento, que transformou-se em festival, promove a cultura através da gastronomia e da música, onde a aura do zeitgeist é demonstrada pelas pessoas que por lá transitam, com diversos looks e lifestyles, além dos conceitos nos desfiles apresentados.

O DFB já nasceu com objetivo de lançar criadores de moda local para o Brasil, e para isso criou o Concurso dos Novos. O DFB é fomentado pelo setor de cultura do estado, além de outras fontes de recursos captadas com as empresas que participam do evento liderado pelo seu diretor, Cláudio Silveira, e a sua esposa Helena Vieira Gualberto.

Desde a sua primeira edição, o Concurso dos Novos exige que os participantes fossem estudantes de Moda, uma forma de valorizar a formação em Moda para atender às demandas do trade de moda. Ou seja, o Concurso dos Novos é uma competição entre alunos de Moda representantes de 10 instituições de ensino superior de todo o país, selecionadas na primeira etapa do concurso.

De 1999 até essa edição de 25 anos do Dragão Fashion Brasil, centenas de talentos cearenses e nacionais foram lançados no mercado de moda brasileiro e internacional. Dentre eles, temos diversos alunos criativos do Curso de Design de Moda da UniAteneu que foram lançados pelo evento, mesmo sem participar do Concurso dos Novos, a exemplo do Vítor Cunha, egresso do curso, que ano a ano desde 2019 leva à passarela do DFB Festival belíssimas criações, e está em pleno crescimento profissional.

A primeira premiação do Curso de Design de Moda foi na edição do ano de 2013, com a coleção “O Balanço da Liberdade”, que alcançou o 3º lugar no Concurso dos Novos, com a equipe liderada pelo egresso Ronny Pinheiro, um empreendedor atualmente está muito bem sucedido. O Curso de Design de Moda da UniAteneu já participou das edições do Concurso dos Novos nos anos de 2013, 2015, 2017, 2018, 2019, 2023 e 2024, obtendo duas premiações importantes tanto para os alunos quanto para o curso e para a UniAteneu.