Com o tema “Nós podemos”, a atividade reuniu alunos dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social para discutir sobre a inserção feminina no mercado de trabalho.
Para Helena Campelo, coordenadora do curso de Psicologia da unidade, a proposta da atividade foi pensar em um tema que promovesse a discussão sobre o processo de autonomia, empoderamento e protagonismo da mulher, além de trazer profissionais de referência que pudessem inspirar as alunas.
Durante o evento, as convidadas relataram suas experiências e a trajetória que percorreram desde a universidade até alcançarem o sucesso em suas carreiras profissionais, que segundo Deysianne Cordeiro, já se inicia durante a graduação. Ainda de acordo com a advogada, mostrar referências reais, do cotidiano, é oportuno para que outras mulheres possam se reconhecer nessas histórias, e assim, ocupar os diversos espaços da sociedade.
Já a especialista em Direito Constitucional, Erilúcia Abreu, destaca que é de grande importância a relevância da luta das mulheres e que todos podem contribuir para o processo de transformação das relações sociais.
Segundo Vitória Glenda, acadêmica do 5º semestre de Serviço Social, atividades como essas inspiram e contribuem na formação pessoal e profissional dos estudantes. “Ouvir um pouco da trajetória de profissionais de referência em suas áreas e trocar conhecimentos nesses espaços de fala são muito importantes para nós mulheres”, afirmou.