NAC promoveu palestras online sobre temas focados na preparação para ingresso dos alunos no mercado de trabalho

Os conteúdos das palestras online foram embasados nas necessidades e pré-requisitos sinalizados pelo mercado de trabalho, sendo pensadas para aproximar cada vez mais os alunos da UniAteneu do perfil requerido pelos empregadores.

Participaram das palestras alunos de variados cursos de graduação, técnico e pós-graduação da UniAteneu, de todas as modalidades de ensino.

O Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) do Centro Universitário Ateneu realizou ao longo do semestre 2021.2 uma série de palestras online com temas focados na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Ao longo do período, foram efetivadas cerca de 400 inscrições de alunos de variados cursos de graduação, técnico e pós-graduação da UniAteneu, de todas as modalidades de ensino. Participaram como palestrantes a Suziane Gadelha, analista administrativa de carreira da UniAteneu; o consultor em desenvolvimento humano Daniel Gadelha; o consultor empresarial Henrique Monteiro e o palestrante e professor Ricardo Alcino.

Foram abordados os seguintes temas: “Capacitação profissional para o novo mercado de trabalho”, “Autoconhecimento e carreira profissional”, “Marca pessoal e empregabilidade”, “Excelência em tempos de grandes mudanças”, “Trabalhabilidade e carreira profissional”, “Como se comportar em uma entrevista de emprego”, “Orientação para elaborar um currículo”, “Como elaborar um currículo de sucesso”, “Sua carreira e o futuro”, “Orientações sobre entrevista de emprego”, “O processo do autoconhecimento”, “Programas de inserção mercadológica” e “Comunicação emocional para o trabalho”.

Segundo Suziane Gadelha, por ter conteúdos embasados nas necessidades e pré-requisitos sinalizados pelo mercado de trabalho, as palestras foram pensadas para aproximar cada vez mais os alunos da UniAteneu do perfil requerido pelos empregadores, gerando uma maior segurança e sinergia de objetivos entre contratantes e contratados. “Priorizamos nessa atividade a troca de experiências e anseios com nossos alunos, reforçando a nossa crença de que o conhecimento deve ser um espaço para inclusão. Valorizamos a coparticipação de todos os envolvidos. Desta forma, conseguimos abordar os assuntos predeterminados de uma maneira customizada à realidade destes, não esquecendo de nos atentar às possibilidades de melhorias não só de competências técnicas, mas também de competências comportamentais. Afinal, o equilíbrio entre a satisfação pessoal e profissional é a meta central das pessoas nos dias atuais e é satisfatório trabalhar para esse alcance”, ressaltou a analista de carreira.