Núcleo de Práticas Jurídicas da UniAteneu do Grand Shopping e Harmony firma parceria com o Cejusc para atendimento à comunidade

Foi um ato marcante para a história do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniAteneu, que há mais de dois anos fornece apoio e atendimento jurídico à população em diferentes áreas, além de ser um espaço de aprendizado dos alunos de Direito.

A partir de agora, a comunidade poderá contar com o apoio do Cejusc no NPJ Grand Shopping e no NPJ Harmony.

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) no Grand Shopping realizou na manhã de hoje (03), a solenidade de instalação das unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para atendimento à comunidade e prática dos alunos do Curso de Direito das unidades acadêmicas Harmony – Bezerra de Menezes e Grand Shopping. O evento contou com a presença de autoridades, docentes e alunos do Curso de Direito e gestores da UniAteneu. Foi um ato marcante para a história do NPJ da instituição, que há mais de dois anos fornece apoio e atendimento jurídico à população em diferentes áreas, além de ser um espaço de aprendizado dos alunos da graduação em Direito.

Compareceram ao evento a desembargadora Vanja Fontenele Pontes, supervisora do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (Nupemec); Solange Menezes Holanda, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua; a juíza de Direito Ana Carolina Montenegro Calvalcanti, coordenadora do Cejusc-FCB; a profª. Ma. Mirele Cavalcante Silva, pró-reitora acadêmica da UniAteneu; o prof. Me. José Pereira, pró-reitor de Infraestrutura da UniAteneu; a profª. Drª. Andrea Benevides, pró-reitora de Planejamento de Ensino da UniAteneu; a profª. Melissa Ourives Veiga, coordenadora do NPJ da UniAteneu; e Andreia Lourenço da Silva, diretora das unidades acadêmicas Grand Shopping e Lagoa de Messejana.

Em seu discurso, a profª. Melissa Ourives afirmou que a parceria do NPJ com o Cejusc que trará grandes benefícios para a comunidade e para a formação dos futuros profissionais do Direito. “Hoje, celebramos a concretização de um convênio entre a nossa instituição de ensino e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, um marco na promoção da justiça, da cidadania e da cultura da paz. Este acordo é mais do que uma simples cooperação institucional, é um compromisso com a sociedade, com a formação ética e prática dos nossos estudantes, e com a resolução pacífica de conflitos. Através deste convênio, nossos alunos terão a oportunidade de vivenciar, na prática, os desafios e as responsabilidades da advocacia e da mediação, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou a coordenadora do NPJ da UniAteneu.

Para a pró-reitora acadêmica da UniAteneu, o evento foi um marco para a trajetória do Centro universitário Ateneu, pois segundo ela, o Núcleo de Práticas Jurídicas representa muito mais do que um espaço de aprendizado para os alunos do Curso de Direito. “O NPJ é um verdadeiro laboratório de cidadania e justiça social, onde os nossos estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em casos reais, promovendo um impacto positivo e transformador na vida das pessoas. Com a assinatura deste convênio, reforçamos o nosso compromisso com a justiça e com o acesso à defesa jurídica para aqueles que mais precisam. O sucesso deste projeto é uma prova concreta do nosso esforço coletivo para fazer a diferença”, ressaltou a profª. Me. Mirele Cavalcante.

“A implantação do Cejusc no NPJ da UniAteneu é de uma importância muito significativa para os alunos e para a comunidade. Os alunos vão poder ter contato com uma prática que é paradigmática no mundo jurídico, que á a conciliação e a medição, onde as próprias partes resolvem os seus conflitos, animadas por um terceiro, por um conciliador ou pelo mediador”, explicou a desembargadora Vanja Fontenele Pontes. Para a magistrada, essa solução encontrada pelas próprias partes tem uma repercussão não só no dia ou nos dias destes encontros, mas uma repercussão na comunidade como um todo, porque segundo ela, ninguém passa pela mediação e pela conciliação, sem que isso tenha uma repercussão na sua vida pessoal e na sua relação com as outras pessoas. “Para os alunos, é importante porque eles irão aprender que existem outras formas de solução de conflitos que não seja a tradicional através da decisão judicial, aplicando a metodologia consensial de mediação de conflitos”, complementou.