TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA LÚDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Autor(es):

Ana Beatriz Teixeira Marques
Larissa Kelle Lima Estevam
Midiã Ferreira Coelho

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

O artigo aborda a contação de história como prática pedagógica lúdica no Ensino Fundamental, que tem como foco delimitar pontos significativos no que se refere ao estudo da contação de história e suas contribuições. Os objetivos são conhecer o processo de contação de história como prática pedagógica lúdica no ensino fundamental, identificar os métodos e recursos aplicados pelo docente e destacar como a contação pode estimular a aprendizagem da criança. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, se utilizando da pesquisa bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário aberto, que foi aplicado a uma professora de Ensino Fundamental, de uma escola Municipal de Fortaleza. Após a pesquisa, percebeu-se como a contação pode ser um instrumento valioso para o educador utilizar em suas práticas e que não se deve subestimar o momento contado da história, onde as crianças se envolvem plenamente, dando assim um aprendizado diversificado, divertido e de acordo com suas linguagens.

Palavras-chave:

Contação de História; Ensino Fundamental; Ludicidade.

Accessibility Toolbar