TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA PARA O ENSINO DAS LUTAS NA ESCOLA

Curso:

Educação Física

Coordenador:

Cristiane Gomes de Souza Campos

Orientador:

Carlos Alexandre Holanda Pereira

Banca Examinadora:

Carlos Alexandre Holanda Pereira

Rosangela Gomes dos Santos

Ana Patrícia Freires Caetano

Autor(es):

Francisco Douglas De Brito Mota
Heberth Kelven Pereira De Paiva
Hélio Timbó Mourão
Gabrieli Moraes Cruz Viana

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Diante das mudanças do mundo globalizado, espera-se que os professores de lutas na escola procurem despertar nas crianças o interesse em praticá-las, apresentando seus inúmeros benefícios de uma maneira lúdica, divertida e dinâmica. Diante disso, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a importância do plano de aula para o ensino das lutas na escola. Com a pretensão de contemplar o objetivo da presente pesquisa, elegemos o paradigma interpretativista e a abordagem qualitativa, de caráter descritivo, tendo em vista a abrangência e complexidade da temática em pauta. O lócus desta pesquisa ocorreu em quatro diferentes escolas particulares localizadas no município de Fortaleza, no estado do Ceará. A pesquisa foi executada com quatro docentes. A coleta de dados ocorreu no período de 20 de fevereiro a 16 de maio de 2022, no qual utilizamos um questionário dividido em duas partes: a primeira contém informações de identificação do sujeito participante e a segunda está voltada para a atuação profissional, contendo quatro questões abertas que dialogam com o nosso objeto de estudo. A análise de dados foi realizada através da interpretação e descrição das falas dos sujeitos, fundamentada no referencial teórico. A pesquisa no mostrou que o plano de aula é essencial para o ensino de lutas na escola, no sentido de contribuir para a prática pedagógica do professor de lutas, evidenciando a importância de uma aula com objetivos de aprendizagem claros, métodos de ensino e avaliação adequados.

Palavras-chave:

Plano de aula; Ensino de lutas; Formação de professores.

Accessibility Toolbar