TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Fernanda Sleiman Rodrigues

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Autor(es):

Jéssica Farias de Mesquita
Lara Cintia Rodrigues de Castro
Leticia Ariel Brasileiro Santos
Luana de Freitas dos Santos

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

O presente artigo é um Trabalho de Conclusão do Curso de graduação em Pedagogia do Centro Universitário Ateneu e tem como objetivo abordar a temática “A Inclusão Escolar de Crianças com Autismo no Ensino Fundamental (Anos Iniciais)”. A pesquisa abordará as práticas utilizadas em sala de aula por professoras do 4° ano do ensino fundamental para promover a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Tem como objetivo analisar como ocorre as práticas de inclusão escolar, e verificar os procedimentos utilizados por educadores para trabalhar com crianças com autismo. A metodologia da pesquisa caracterizase como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, estudo de caso e de campo, que tem como principais referências Mantoan (2003) e Sassaki (1997, 2002). O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado como um distúrbio do neurodesenvolvimento e pode ser identificado por especialistas a partir de um ano e seis messes de idade da criança. Constatou-se ao longo da pesquisa que a inclusão escolar é um trabalho contínuo que requer vários recursos, tanto pedagógicos quanto estruturais da instituição, percebeu-se também que a participação atuante da escola é fundamental para o êxito da inclusão escolar

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista. Educação

Accessibility Toolbar