TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

A PEDAGOGIA E A LEI: O PAPEL DO PEDAGOGO JUNTO AOS CENTROS SOCIOEDUCATIVOS, NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE JOVENS EM CONFLITO COM A LEI

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Janote Pires Marques

Banca Examinadora:

Lucicleide de Souza Barcelar

Jeimes Mazza Correia Lima

Autor(es):

RAIR DA SILVA PEREIRA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Esta pesquisa aborda o trabalho educativo do pedagogo com menores infratores, considerando a perspectiva de socialização como instrumento para vencer o preconceito contra esses jovens que buscam ou necessitam de ajuda. O objetivo desta pesquisa é compreender o papel do pedagogo na educação e socialização de jovens infratores. Neste contexto, os centros socioeducativos se dedicam à socialização dos jovens, tendo sua base educacional coordenada pelo pedagogo. A metodologia utilizada foi o estudo em documentos oficiais e bibliografia sobre o assunto, bem como entrevista com o pedagogo de um centro socioeducativo. Concluiuse que o pedagogo exerce uma função decisiva nos centros educativos junto aos jovens, coordenando projetos de socialização. Concluiu-se também que, na perspectiva do pedagogo, a interligação entre os eixos familiar e educacional constitui a base para a socialização dos jovens em conflito com a lei.

Palavras-chave:

Educação; Adolescentes; Centro socioeducativo.

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