TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO 2o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE FORTALEZA

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Silvia Letícia Martins de Abreu

Banca Examinadora:

Jeimes Mazza Correia Lima

Karla Colares Vascocelos

Autor(es):

NÁGILA MARIA PRAXEDES DA SILVA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Esta pesquisa tem como tema principal a alfabetização e letramento dentro das práticas pedagógicas docentes. Seu objetivo geral é investigar a importância de alfabetizar na perspectiva do letramento, desenvolvendo a leitura e escrita no meio social, através das práticas pedagógicas das professoras do 2º ano do Ensino Fundamental I. Com base nisso foi encontrado alguns questionamentos, tais como: Quais os desafios para os docentes nas práticas pedagógicas no processo de alfabetizar letrando? Qual o papel dos pais nesse processo de ensino-aprendizagem? Como podemos alfabetizar letrando, em meio a materiais e sistemas que não te proporcionam esses momentos? Para isso se utiliza os estudos da alfabetização e letramento, que entende que a leitura e escrita não é somente a decodificação e codificação ou símbolos escritos; mostrando a importância em todo contexto social; além de contar com o apoio do docente que tem papel fundamental para que o processo de alfabetização e letramento aconteça. Quanto a metodologia, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas, uma análise de dados qualitativos, com observação direta e análise de documentos, com as professoras do 2º ano do ensino fundamental I colégio X, localizada no Bairro Barroso, em Fortaleza – CE. Além de trabalhar a pesquisa bibliográfica, com base em alguns autores que abordam o tema proposto: Alfabetização e Letramento. Com a elaboração deste trabalho, objetiva-se uma reflexão para pais, professores e leitores que buscam uma educação de qualidade nas práticas de ensino, principalmente no que diz respeito ao ato de alfabetizar e letrar.

Palavras-chave:

Alfabetização; Letramento; Ensino; Aprendizagem; Docente.

Accessibility Toolbar