TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

AS RELAÇÕES DE AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Bárbara Pimenta de Oliveira

Banca Examinadora:

Sâmia de Alencar Sousa

Marlise Aparecida dos Santos de Napoli

Autor(es):

EDNA GOMES SARAIVA
ROSIANE LIMA DE CASTRO

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Este artigo teve como foco as questões referentes ao desenvolvimento das relações afetivas na sala de aula da educação infantil. Teve-se como objetivo investigar como se constroem as relações afetivas em uma sala de aula do infantil. Quanto à metodologia, exploratória e qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista e observação da sala pesquisada. Teve-se como lócus uma escola privada do município de Fortaleza e como sujeito pesquisado uma professora do infantil IV. Encontramos uma sala de infantil com um clima propício à aprendizagem, com elementos de afetividade presentes no cotidiano da sala de aula: a forma como a professora trata os alunos, os momentos de escuta aos alunos, o clima harmonioso. As atividades desenvolvidas pela professora favorecem interações entre as crianças, com participação nas rodinhas, contações de histórias e brincadeiras, tornando a aula um momento prazeroso para elas. A professora demonstrou conhecer o papel da afetividade no desenvolvimento de seus alunos, e a reconhece em suas próprias práticas. A afetividade é essencial às relações humanas, nessa fase infantil mais ainda, principalmente por este sujeito estar em fase inicial de sua formação, necessitando de educação e cuidados para construção de sua personalidade, comportamento e cognição.

Palavras-chave:

Afetividade; Educação Infantil; Ensino.

Accessibility Toolbar