TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Carla Maria Holanda de Lima façanha

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Autor(es):

Jamilly Evelen Oliveira da Silva
Milena Mara Alves Costa Fernandes
Victória Moreira de Sousa

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

O presente trabalho busca apresentar como ocorre o processo de inclusão da criança com o transtorno do espectro autista na educação infantil. Teve como objetivo principal compreender o processo de inclusão da criança autista na educação infantil, identificando as dificuldades enfrentadas pelas crianças, professores e estratégias de ensino. Para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de campo, dentro de uma abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa se deu em uma escola de ensino infantil e fundamental, localizada na cidade do Eusébio, no bairro Urucunema. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, direcionadas a duas professoras da escola, uma da educação infantil V e outra da educação infantil III. Como resultado, concluiu-se que a escola está alinhada com a literatura no que diz respeito ao uso de estratégias como: uma relação entre a família e a escola, uso de materiais necessários, capacitação dos professores e utilização de técnicas de inclusão coletiva.

Palavras-chave:

Educação infantil; Inclusão; Espectro Autísta.

Accessibility Toolbar