TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CONTEÚDOS E MÉTODOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Janote Pires Marques

Banca Examinadora:

Janote Pires Marques

Jeimes Mazza Correia Lima

José Deusimar Rodrigues

Autor(es):

Dina Flávia R. Vasconcelos

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Este artigo aborda a educação escolar indígena e seus conteúdos e métodos no primeiro ano do ensino fundamental. O objetivo é compreender os conteúdos métodos utilizados no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola indígena, destacando a importância da cultura no âmbito escolar. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa, de pesquisa bibliográfica e de campo no que se refere a coleta de dados. O lócus escolhido foi uma escola indígena localizada no estado do Ceará. Como coleta de dados foi realizado uma entrevista com as duas professoras regentes do primeiro ano e a coordenadora da escola. A entrevista ocorreu por meio de questionário de forma presencial. A partir das informações obtidas chegou-se a conclusão que a cultura indígena é importante no ambiente escolar, pois é por meio dela que é possível fazer uma reafirmação de ser indígena e assim manter viva sua tradição, crenças e repassar os aprendizados a gerações futuras.

Palavras-chave:

Educação; Escola indígena; Cultura.

Accessibility Toolbar