TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA PARA UTENTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Curso:

Enfermagem

Orientador:

Elisabeth Soares Pereira da Silva

Banca Examinadora:

Elizian Braga Rodrigues Bernardo

Autor(es):

LUCIMEIRE MENEZES DA SILVA
MARIA DAS GRAÇAS AMBRÓSIO PEREIRA DE OLIVEIRA
POLIANA SANTOS DE ARAÚJO
ROSIMEIRE GOMES DA SILVA
VITÓRIA RÉGIA DE OLIVEIRA

Ano de Publicação:

2019

Resumo:

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) se destaca como principal prevalência de morte em todo o mundo e, no Brasil, é considerada grave problema de saúde pública. Os profissionais da Atenção Básica, dentre estes os de Enfermagem, têm importância primordial nas estratégias de prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da HAS. Assim, objetivou-se identificar na literatura científica as estratégias de educação em saúde utilizadas por enfermeiros para pacientes hipertensos assistidos na Atenção Primária sobre a patologia. Pesquisa de cunho descritivo e bibliográfico, abordagem qualitativa, baseando-se em revisão integrativa da literatura. Realizou-se busca nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMED), com os Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “Hipertensão Arterial Sistêmica”, “Educação em Saúde”, “Atenção Primária à Saúde” e “Estratégias”. Fizeram parte da pesquisa os critérios de inclusão: trabalhos publicados entre 2015 e 2019, disponíveis nas bases de dados supracitadas, nos idiomas português e inglês, realizados na Atenção Primária à Saúde, escritos por enfermeiros, com texto completo disponível na versão on-line. Excluíram-se artigos de revisão, cartas e editoriais, teses, monografias, artigos compilados em outros idiomas que não os supracitados, projetos de intervenção sem resultados, artigos incompletos e em duplicidade nas bases pesquisadas. A realização desta pesquisa permitiu identificar entre as estratégias utilizadas para educação em saúde de hipertensos o uso de rodas de conversa, dinâmicas, exibição de vídeos, caminhadas, lanches partilhados, aconselhamento e sacolinhas. A realização dessas estratégias possibilita a formação de vínculos entre os profissionais de saúde e a comunidade, bem como empoderamento e promoção do autocuidado e adesão ao tratamento pelos hipertensos, reduzindo o tempo de consultório, morbimortalidade e custos.

Palavras-chave:

Hipertensão Arterial Sistêmica; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Estratégias.

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