TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPREENSÃO SOBRE DISLEXIA E A REALIDADE EM ESCOLAS DE FORTALEZA

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

João Carlos Rodrigues da Silva

Banca Examinadora:

João Carlos Rodrigues da Silva

Jeimes Mazza Correia Lima

Bruna Germana Nunes Mota

Autor(es):

Aline da Silva Rodrigues Cabrera
Andriely Lima da Silva
Antônio Renê Amorim Moreira3
Lys Ferreira Epifânio

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Este artigo tem como objetivo investigar a compreensão sobre dislexia por parte dos formandos do curso de Pedagogia de uma universidade particular. Escolheu-se trabalhar com a pesquisa exploratória em conjunto com a pesquisa explicativa com a finalidade de uma maior aproximação da realidade vivenciada. Ainda quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica a fim de aproximar-se da temática estudada, baseando-se em autores renomados da literatura. Ao longo da pesquisa, constatou-se a existência de lacunas na formação dos discentes de Pedagogia frente ao aumento da demanda no ensino regular de alunos com transtorno de aprendizagem, em específico a dislexia. Conclui-se, dentre outras coisas, que, a fim de enriquecer a formação do pedagogo, é primordial o fomento de espaços de debates, palestras e oficinas referentes aos transtornos de aprendizagem que forneçam subsídios para uma prática pedagógica mais efetiva. Foi observada também a necessidade de proporcionar vivências através de um estágio supervisionado em células do AEE ou em locais que tenham essa especialidade.

Palavras-chave:

Formação de professores. Alfabetização. Letramento. Dislexia.

Accessibility Toolbar