TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL ENTRE AS CRIANÇAS DE 7 A 11 ANOS

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Fernanda Sleiman Rodrigues

Banca Examinadora:

Fernanda Sleiman Rodrigues

Janote Pires Marques

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Autor(es):

Emiliane Sousa Assunção
Luciane Cristina Alves Madrilena
Matheus Batista Monteiro

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

Esta pesquisa visa abordar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em sala de aula entre as crianças de 7 a 11 anos. O objetivo deste estudo é analisar o trabalho do professor, identificar as habilidades que mais se destacam entre as crianças e verificar como a escola age para que tais habilidades sejam desenvolvidas. Este trabalho se classifica como exploratório e bibliográfico, pois houve a oportunidade de explorar o local de pesquisa presencialmente. A coleta de dados se deu através de entrevistas com professores do Ensino Fundamental, do turno da manhã. Foi constatado que os professores, mesmo amando sua profissão, têm dificuldades em trabalhar as habilidades socioemocionais em sala de aula. Disso resulta uma fragilidade no processo de formação integral do educando, visto que inserir a preocupação com os aspectos emocionais e psicossociais em um plano de aula faz com que os indivíduos em formação se sintam acolhidos, ativos e importantes na sociedade

Palavras-chave:

Educação. Habilidades Socioemocionais. Professor

Accessibility Toolbar