TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mota

Banca Examinadora:

No data was found

Autor(es):

Antônia Bezerra Maia Avelino
Maria Marlene da Silva
Ruth Chaves da Silva Fernandes
Thatiana Gonçalves de Carvalho Silveira
Valdirene Guimarães do Nascimento

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

A pesquisa visa entender que, a ação pedagógica desenvolvida com as crianças com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental, do primeiro ano, dos anos iniciais, é inclusiva. A pesquisa tem como objetivo analisar como é feita a inclusão do aluno autista nos anos iniciais da escola pública. O percurso metodológico da pesquisa consiste na abordagem qualitativa, pesquisa descritiva com pesquisa de campo. Para coleta de dados utilizamos a entrevista contendo perguntas semiestruturadas, tivemos como amostra uma professora do primeiro ano do ensino fundamental que possui dois alunos com Transtorno do Espectro Autista em sala de aula, cada um com suas particularidades e graus de dificuldade, e a psicopedagoga do AEE. Concluímos que a inclusão tem caminhado em passos lentos, mas há uma necessidade de ampliação de práticas pedagógicas inclusivas para que seja efetivada em toda a educação brasileira.

Palavras-chave:

Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Escola Pública.

Accessibility Toolbar