TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Bruna Germana Nunes Mota

Orientador:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Cristiane Aragão

Autor(es):

Amanda Gomes de Oliveira
Léia da Costa Ribeiro
Maria Isabel Chaves Brandão
Sara de Sousa Mesquita
Vanesca Costa Oliveira

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

O presente artigo aborda sobre o uso do lúdico como estratégia de aprendizagem para as crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) atendidas pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo da pesquisa é compreender de que forma o lúdico, como estratégia de aprendizagem, pode contribuir para o desenvolvimento das crianças com NEE, e quais estratégias e recursos são utilizados. Como metodologia, usou-se da pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo em uma abordagem qualitativa. O lócus escolhido foi uma escola da rede Municipal de Fortaleza. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, realizada com a professora do Atendimento Educacional Especializado. Os dados obtidos nos levaram a conclusão de que o uso do lúdico contribui para a aprendizagem das crianças com NEE, devendo as estratégias serem adaptadas, considerando as particularidades das crianças atendidas na sala de recursos multifuncionais.

Palavras-chave:

Lúdico; Necessidades Educacionais Especiais; Atendimento Educacional Especializado; Aprendizagem.

Accessibility Toolbar