TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O PAPEL DA DIDÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca

Banca Examinadora:

Lucíola Lima Caminha Pequeno

Cristiane Aragão de Pontes Cabral

Autor(es):

JULIANA NOGUEIRA FERREIRA DA SILVEIRA
JOSIANE DOS SANTOS VIEIRA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

O papel da didática na prática docente é um dos assuntos mais abordados no contexto educacional, pois quando o professor tem domínio do assunto que irá abordar e consegue relacionar esse conhecimento com métodos de ensino eficazes para o desenvolvimento intelectual da criança, ele poderá conseguir um rendimento satisfatório. A escolha dessa temática se deu pela necessidade constante do professor reavaliar seus métodos de ensino para melhor conduzir um processo de ensino e aprendizagem. Com o intuído de conhecer a importância da formação desse profissional, a pesquisa tem como os seguintes questionamentos: Qual a importância da didática na prática docente? Qual a relevância da formação docente para o exercício da práxis? Como forma de responder os presentes questionamentos, a pesquisa tem como objetivos compreender o papel da didática e sua contribuição para o exercício da docência; e estabelecer uma relação entre a formação docente e a práxis. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma escola municipal de Fortaleza, tendo como sujeitos da pesquisa duas professoras do Infantil II. Os resultados apontam que ambas as professoras reconhecem o que é didática e a entendem como uma teoria voltada para a educação, mas que não compreendem o que é práxis docente, a associando a questões de rotina. Em muitas situações, o professor fica imerso no cotidiano e mecanizado em sua prática, não a tornando eficiente e reflexiva.

Palavras-chave:

Formação docente; Didática; Práxis.

Accessibility Toolbar