TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Banca Examinadora:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Bruna Germana Nunes Mota

Janote Pires Marques

Autor(es):

Camila Alves de Oliveira Freitas
Nicole da Silva Cruz Lima
Patrícia Almeida Castro
Rosemary do Nascimento Viana

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

O autismo é um transtorno que envolve o distúrbio do desenvolvimento, sendo muito presente no ambiente escolar. Contudo, em virtude de inúmeras demandas de crianças com autismo nas escolas, uns dos grandes desafios dos docentes envolve a inclusão desses alunos no ensino regular mesmo existindo leis educacionais que asseguram isso. Com base nisso, esta pesquisa busca identificar os principais desafios dos professores no processo de aprendizagem de crianças com autismo nos anos iniciais e verificar estratégias de ensino aplicadas a crianças com autismo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória em uma escola municipal no Eusébio. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora e duas professoras que possuem alunos com autismo. A partir da discussão dos dados percebeu-se o grande interesse por parte das profissionais em oportunizar a aprendizagem e o ensino aos alunos com autismo, buscando alternativas para incluí-los no contexto escolar. Entretanto, observou-se a carência de formação continuada. Através disso, constatou-se a necessidade da escola proporcionar um ambiente propicio a inclusão e promoção de uma formação continuada.

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Autismo. Anos iniciais.

Accessibility Toolbar