TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

OS DESAFIOS DA CRIANÇA COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA REDE DE ENSINO PRIVADO NO BRASIL

Curso:

Psicologia

Coordenador:

Carla Maria Holanda de Lima Façanha

Orientador:

Patrícia Maia Cordeiro Dutra

Banca Examinadora:

Carla Maria Holanda de Lima Façanha

Bruna Myrla Ribeiro

Autor(es):

Carla Alexandra de Souza Brito
Maria Valdira Pereira de Sousa Ferreira
Ruth Menezes Rodrigues
Sara Soares Bezerra Morais

Ano de Publicação:

2023

Resumo:

Acerca da conjunção estudada, a pesquisa apresenta a seguinte problemática: quais os desafios da criança com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) no ensino fundamental I na rede privada? O estudo tem como objetivo geral: Apresentar os desafios da criança com TDAH no ambiente escolar, e como objetivos específicos: expor características do transtorno TDAH e identificar as possibilidades de intervenção para o profissional de Psicologia no ambiente escolar. Esta análise foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica. A coleta de dados realizou-se a partir de buscas nas seguintes plataformas científicas: SciELO e PePSIC, tendo como base de inclusão para a pesquisa dados e classificações sobre TDAH infantil com artigos em português (brasileiro), e para requisitos de exclusão foram determinantes aqueles que não são pertencentes à tríade (sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade). Entre as visões realizadas dos artigos selecionados, foi concebível perceber a importância da inclusão no ambiente escolar para criança que apresenta o TDAH e investigar sobre a importância do profissional comprometido com a adaptação do indivíduo no contexto escolar, podendo orientar suas intervenções na abordagem de competências para mediar esse aprimoramento.

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Ensino Fundamental; Tipicidade; Ambiente; Psicólogo Escolar.

Accessibility Toolbar