TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PAPEL DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS DISCENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA X

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Silvia Leticia Martins de Abreu

Banca Examinadora:

Silvia Leticia Martins de Abreu

Fernanda Sleiman Rodrigues

João Carlos Rodrigues da Silva

Autor(es):

Adriana Saldanha Barbosa

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

O presente artigo trata da importância do papel do professor das séries iniciais na alfabetização e letramento dos alunos, no que diz respeito em melhorar as possibilidades de ensino e aprendizagem, dando a oportunidade dos profissionais de ensino ter uma visão ampliada e atualizada de suas práticas educacionais, através de um estudo de caso em uma escola de fortaleza. Vale ressaltar que esse assunto é de grande importância no processo de ensino e aprendizagem dos educandos para a aquisição da leitura e da escrita. O estudo teve como base uma escola municipal, cujo objeto de estudo foram os professores das séries iniciais da mesma. O objetivo principal dessa pesquisa é observar o papel do professor no processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Paltando-se no estudo bibliográfico, foi realizado um estudo de campo, o qual foi possível aplicar uma entrevista com uma educadora das séries iniciais.

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Séries Iniciais. Professor

Accessibility Toolbar