TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DE CRIANÇAS ASSISTIDAS POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Curso:

Fisioterapia

Orientador:

Thais Silva Frota Cavalcante Modesto

Banca Examinadora:

Gesyani Francisca Gomes Prudente

Paula Pessoa de Brito Nunes

Autor(es):

ANTONIA LILIANA LOPES DE SOUSA
CRISTIANE SILVA DE ARAÚJO
IVANI SEMIÃO RODRIGUES OLIVEIRA
MARIA RITA PEREIRA DA CONCEIÇÃO

Ano de Publicação:

2019

Resumo:

Introdução: O desenvolvimento infantil é um processo contínuo, porém bastante complexo, que tem início na vida intrauterina. Objetivo: Identificar o perfil sociodemográfico e clínico de crianças assistidas por uma equipe multidisciplinar na primeira infância. Método: Estudo transversal do tipo documental, retrospectivo e quantitativo, no Instituto da Primeira Infância (IPREDE), em Fortaleza, Ceará, de outubro a novembro de 2019, no setor de Mediação. Foram analisados 32 prontuários de crianças entre 0 e 6 anos. Foram excluídos prontuários que apresentaram registros incompletos, ilegíveis, pacientes faltantes que receberam alta ou foram encaminhados para outra instituição. Os dados foram coletados em uma ficha desenvolvida pelos pesquisadores e tabulados em planilhas do Microsoft Excel. A estatística foi aplicada pelo software SPSS versão 20.0. Foram aplicados os testes de correlação de Pearson e teste t independente. Esta pesquisa respeitou os preceitos éticos da resolução 466/12 do Conselho Nacional e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Ateneu. Resultados: A maioria das crianças apresentou desnutrição como principal transtorno. O gênero mais acometido foi o masculino. Conclusão: No presente estudo, o perfil sociodemográfico constou com a desnutrição, onde o principal fator de comprometimento foi o ambiente externo.

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil; Deficiências do desenvolvimento; Intervenção Precoce.

Accessibility Toolbar