TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PLANEJAMENTO DE AULA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Karla Colares Vasconcelos.

Banca Examinadora:

Jeimes Mazza Correia Lima Loutor

Silvia Leticia Martins de Abreu

Autor(es):

CÍCERO ANDRE FELIX DO NASCIMENTO
ELISANGELA SILVA FEITOSA

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

O presente artigo apresenta o planejamento das aulas ministradas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA em uma escola pública da cidade de Eusébio-CE. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as particularidades do planejamento de aula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As categorias de análises foram assim definidas: Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo como referência Aranha (2007), Freire (1993) e Moura (1999); Educação escolar, cujo embasamento teórico é feito em Libâneo (1994) e Freire; e Planejamento Educacional, em que referenciamos Libâneo (1994) e Menegolla e Sant’Anna (2002). A metodologia foi definida como uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritiva, usando a revisão bibliográfica para o embasamento teórico. Na pesquisa realizada, tivemos como entrevistados os professores e investigamos como os mesmos apresentam as particularidades do planejamento das aulas. Concluímos que o tempo de planejamento de aula é a principal particularidade da Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave:

Planejamento; Educação; Jovens; Adultos.

Accessibility Toolbar