TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Orientador:

Sâmia de Alencar Sousa

Banca Examinadora:

Barbara Pimenta de Oliveira

Marlise Aparecida dos Santos Napoli

Autor(es):

ANAIARA DA COSTA DE ALBUQUERQUE
TATYANE DE SOUSA CARNEIRO

Ano de Publicação:

2018

Resumo:

Esta pesquisa aborda as práticas lúdicas na educação infantil. O objetivo principal da pesquisa foi refletir sobre a relevância que têm as práticas lúdicas para crianças na faixa etária de 4 e 5 anos. Quanto ao desenho, essa pesquisa foi qualitativa, exploratória-descritiva. O local da pesquisa foi uma escola da rede particular de ensino no município de Fortaleza e os sujeitos foram os professores e alunos do infantil 4 e 5. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada e um guia de observação. A partir da análise dos dados conclui-se que as práticas lúdicas na educação infantil são um facilitador de aprendizagem indispensável. No entanto nem todos os professores estão preparados para inserir o lúdico no processo de ensino. Para tanto, concluímos que é necessário aos professores uma formação acerca das vivencias lúdicas afim de melhorar o ensino e a aprendizagem na educação infantil.

Palavras-chave:

Ludicidade; Aprendizagem; Educação Infantil.

Accessibility Toolbar