TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Curso:

Pedagogia

Coordenador:

Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos

Orientador:

Bruna Germana Nunes Mot

Banca Examinadora:

Bruna Germana Nunes Mota

Fernanda Sleiman Rodrigues

Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues

Autor(es):

Lorena Lima do Nascimento
Normanda Karolline Diogo Pinéo
Sarah Mikaelle Ferreira Lima Conde

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

As relações dialógicas entre a família e a escola na Educação Infantil têm uma grande influência no desenvolvimento e aprendizagem da criança. O objetivo da pesquisa é compreender as relações dialógicas que ocorrem entre a família e a escola. A escolha do tema surgiu diante das experiências vivenciadas que foi possível constatar que a criança se desenvolve através do diálogo, as relações afetivas e sociais. A pesquisa destaca como problemática analisar como se desenvolvem as relações dialógicas entre a família e a escola e quais os métodos que são utilizados para desenvolver uma aproximação para o diálogo? A metodologia da pesquisa consiste na abordagem qualitativa, com estudo de caso, no qual utilizamos como coleta de dados uma entrevista semiestruturada com uma professora e uma coordenadora responsável pelas crianças da educação infantil e a mãe de um aluno. Concluímos que as relações dialógicas entre a família e a escola não acontecem só nas reuniões escolares, porém a parceria entre família e escola é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

Palavras-chave:

Educação Infantil; Família; Escola

Accessibility Toolbar