TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

UMA REVISÃO SISTÊMICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Curso:

Engenharia Civil

Coordenador:

Thales Henrique S. Costa

Orientador:

Frederico Rozendo da Silva

Banca Examinadora:

Frederico Rozendo da Silva

Thales Henrique S. Costa

Francisco Carlos Castro

Autor(es):

Anderson Aragão de Farias
Carlos Henrique de Sousa
José Gervásio Alves Tabosa
Sandriner Santiago Rodrigues Freitas

Ano de Publicação:

2022

Resumo:

O presente trabalho buscou investigar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, as pesquisas que discutem o uso de novas metodologias, atividades experimentais e a adaptação do ensino de Física no contexto da Pandemia da COVID-19 nos cursos de graduação em Engenharia Civil. O objetivo foi investigar as contribuições e as limitações no ensino de Física a partir do levantamento e da análise dos artigos selecionados. Além disso, foi realizado um levantamento sobre as metodologias empregadas no ensino, os recursos utilizados pelos autores, bem como as dificuldades encontradas pelos professores e pelos pesquisadores nas mais diversas regiões onde os estudos foram efetivados. Assim, foi realizada a revisão sistemática em periódicos de alto impacto na área de ensino de Física. Para isso, foram usadas bases de dados, como Google Acadêmico, o Scielo Brasil, os Periódicos Capes e o RENOTE, entre os anos de 2017 e 2022 (últimos 6 anos). Inicialmente, foram localizados onze estudos, mas, após a aplicação dos critérios de inclusão, exclusão e qualidade, estes foram reduzidos para apenas nove, os quais fazem parte das fontes de pesquisas e respondem aos questionamentos desta RSL.

Palavras-chave:

Ensino de Física. Engenharia Civil. Metodologias.

Accessibility Toolbar