UniAteneu forma novos cirurgiões-dentistas na primeira turma de Odontologia

O Curso de Odontologia da UniAteneu dispõe de estrutura de laboratórios modernos, clínica escola, acompanhamento nos estágios supervisionados, atividades de extensão e um corpo de professores qualificado com vivência acadêmica e experiência profissional.


O Curso de Odontologia na UniAteneu conta com uma estrutura tecnológica completa para oferecer uma formação de excelência ao aluno.

O Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) oportunizou a realização do sonho de 22 novos cirurgiões-dentistas, que serão entregues brevemente ao mercado odontológico de Fortaleza e do estado do Ceará. Eles fazem parte da primeira turma de alunos concludentes da graduação em Odontologia, que finalizaram as suas atividades acadêmicas no semestre 2023.2. Atualmente, o curso dispõe de um projeto pedagógico sólido e inovador, o qual apresenta metodologias inovadoras e práticas adequadas, alinhadas à uma matriz curricular atualizada que atende as diretrizes e ao mercado de trabalho.

Em 2023, a graduação de Odontologia da UniAteneu obteve conquistas relevantes que reforçam ainda mais a seriedade e o compromisso da instituição no processo de formação dos discentes. Ao longo dos anos, o curso passou por uma estruturação do corpo docente que culminou em um desenvolvimento técnico-científico de excelente qualidade, além da atuação destes professores no mercado profissional em diversas áreas. Além disso, a coordenação se mantém ativa na recepção ao aluno, assim como na gerência de todos os processos acadêmicos e administrativos que envolvem o corpo discente/docente, infraestrutura, estágios e extensão curricular.


Ao todo, 22 alunos concludentes fazem parte primeira turma dos formandos em Odontologia da UniAteneu. (Foto: Wilon Lima)

Os estágios supervisionados obrigatórios do curso desempenham um papel crucial na formação dos futuros cirurgiões-dentistas, proporcionando uma transição gradual da teoria para a prática, preparando os alunos para a inserção no mercado de trabalho com competência e segurança. “Essa experiência prática é fundamental para a consolidação e desenvolvimento profissional, para garantir que os futuros profissionais estejam aptos a oferecer cuidados odontológicos de qualidade e, portanto, evidenciou o cuidado e o zelo da instituição no tocante ao preparo dos alunos”, ressaltou a profª. Drª. Manoela Moraes de Figueiredo, coordenadora da graduação em Odontologia da UniAteneu.

“A formação da primeira turma de cirurgiões-dentistas não é apenas um triunfo pessoal, mas também um evento significativo para a comunidade que se beneficiará dos serviços profissionais desses graduados. Foram alunos que tiveram formação acadêmica e dedicação intensas, superaram grandes desafios e obtiveram uma visão forte da realidade e atuação na área da saúde que os diferenciará na vida pessoal e profissional. Essa experiência foi marcada por uma mistura de sentimentos intensos e gratificantes”, afirmou a profª. Drª. Manoela Figueiredo.

Para a aluna concludente Bárbara Maciel, do Curso de Odontologia, as experiências que ela obteve no curso não apenas fortaleceram a sua confiança no mercado de trabalho, como também proporcionaram uma valiosa exposição a áreas especializadas da Odontologia. “Destaco a importância dos professores, que se revelaram essenciais nesse percurso. Essa combinação de prática clínica aprofundada e a orientação especializada dos docentes na UniAteneu tornou-se um diferencial valioso em minha formação profissional”, compartilhou Bárbara Maciel.

“Com certeza, a UniAteneu não só está entregando excelentes cirurgiões-dentistas à sociedade, como também profissionais humanizados e comprometidos com a verdade prática da saúde no Brasil. O corpo docente do curso é formado em sua maioria por mestres e doutores, mas um grande diferencial dos professores é a vivência clínica que eles têm, porque todos exercem a Odontologia nos seus mais diversos âmbitos. Isso ajuda muito a formação do aluno além da sala de aula”, relatou Hermano Bezerra, aluno concludente do Curso de Odontologia.


Nos estágios supervisionados obrigatórios, os alunos têm o acompanhamento de preceptores, que dão todo apoio a eles nas atividades práticas.

Sobre o ponto de vista do mérito discente, a UniAteneu reconhecerá os alunos formandos mais bem avaliados pelos professores, coordenadores e Secretaria Acadêmica, disponibilizando facilidades para que estes dentistas iniciem as suas carreiras profissionais através da montagem do consultório e clientela própria.

Além da experiência acadêmica e prática, o aluno de Odontologia da UniAteneu tem ainda o suporte do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC). Através de capacitações e consultorias desenvolvidas pelo NAC, o discente aprimora não só o aspecto técnico, mas o comportamental, para que ele seja um cirurgião-dentista diferenciado e se destaque no mercado de trabalho, seja no atendimento em consultório odontológico, em instituição pública por meio de concurso, em empresas do ramo da Odontologia entre outras áreas.


No ano de 2023, foram atendidas mais de 700 crianças nas ações de extensão curriculares, realizadas em parceria com a OSC Ame a Vida.

Em 2023, as ações de extensão aconteceram no odontomóvel e escovódromo, em parceria com a organização da sociedade civil Ame a Vida, que tem atuação nas escolas, dentre elas, a Escola Municipal Infante Rosalina Rodrigues, situada no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza (CE). No odontomóvel, são realizadas as triagens; e no escovódromo, a orientação de higiene oral. Ao longo do ano, foram assistidas mais de 700 crianças, na instrução de higiene bucal e diagnóstico de doenças da boca, assim como em seus tratamentos curativos.

“O tripé do conhecimento acadêmico consiste na graduação, pesquisa e extensão. A extensão é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos discentes pelo fato de ser o braço da faculdade, saindo de seus muros e atingindo a comunidade ao redor. Os alunos colocam em prática todo o conhecimento adquirido e tem uma experiência real com situações que vão ter que enfrentar após o término da graduação e nos primeiros passos de suas vidas profissionais”, explicou o prof. Gustavo Heimbecker Castelo, docente do Curso de Odontologia da UniAteneu e coordenador das atividades de extensão.


Para mais informações sobre os atendimentos na clínica odontológica, os interessados podem ligar ou enviar mensagem no WhatsApp (85) 3022 3440.

Para a profª. Ma. Joyce Magalhães, coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu, o ambiente de prática tem um papel fundamental na formação dos alunos, pois representa um espaço de atendimento clínico com situações reais, o que aperfeiçoa ainda mais o senso de diagnóstico clínico e a capacidade de resolução de problemas dos alunos. “Somado a isto, a comunidade no entorno se beneficia com os atendimentos ofertados, considerando que ainda há pouco acesso da população a serviços odontológicos. Logo, o nosso intuito é proporcionar um tratamento humanizado, de qualidade e com todos os parâmetros de biossegurança e evidência científica, de modo que o paciente seja beneficiado e se sinta em um espaço acolhedor e resolutivo”, ressaltou a coordenadora.

No mês de março de 2024, está previsto o início das aulas dos cursos de especialização em Endodontia e Implantodontia com Aperfeiçoamento em Prótese na Pós-Graduação UniAteneu. Segundo a profª. Drª. Manoela Figueiredo, o intuito é proporcionar uma formação específica, completa e atualizada, preparando os profissionais para enfrentar os desafios complexos e dinâmicos da prática odontológica avançada. “Esses programas são projetados para promover o crescimento profissional, a pesquisa e a contribuição significativa para a área da Odontologia”, complementou.

 

Compartilhe

Accessibility Toolbar