UniAteneu inicia novo semestre com a aplicação do modelo acadêmico de ensino In Class On-line

Baseado na integração de tecnologias avançadas e práticas pedagógicas modernas, a metodologia do modelo acadêmico de ensino da UniAteneu oferece uma experiência educacional imersiva, interativa e de alta qualidade.

As aulas presenciais do semestre 2024.2 tiveram início no dia 12 de agosto com a aplicação do modelo de ensino.

As aulas presenciais do semestre 2024.2 dos cursos de graduação do Centro Universitário Ateneu tiveram início no dia 12 de agosto em todas as unidades acadêmicas. Como já é desenvolvido há alguns semestres, a UniAteneu aplica um modelo acadêmico de ensino In Class On-line para todos os cursos, que é inovador e redefine o conceito de ensino tradicional. Baseado na integração de tecnologias avançadas e práticas pedagógicas modernas, a metodologia oferece uma experiência educacional imersiva, interativa e de alta qualidade.

“Estamos empolgados com o nosso modelo de ensino que une teoria e prática, preparando os alunos para o mercado de trabalho com habilidades técnicas e socioemocionais. Formamos profissionais versáteis e bem preparados, prontos para se destacar e fazer a diferença em suas áreas. É gratificante ver o impacto positivo que a nossa educação tem na vida dos nossos egressos!”, afirmou a profª. Ma. Mirele Cavalcante, pró-reitora acadêmica da UniAteneu.

Confira os pilares que sustentam a abordagem do modelo de ensino da UniAteneu:

1. Abordagem pedagógica integrada

A metodologia combina teoria e prática de forma equilibrada, utilizando recursos multimídia e plataformas digitais interativas. O conteúdo é estruturado em ciclos de formação básica, específica e profissionalizante, promovendo o networking entre alunos de diferentes semestres e incentivando uma interação que facilita uma compreensão profunda e progressiva dos temas. É adotado o conceito de formação T-shaped, que integra um profundo conhecimento especializado em uma área com uma ampla base de competências em várias disciplinas relacionadas.

Isso permite aos alunos desenvolverem habilidades técnicas específicas, ao mesmo tempo em que possuem uma visão abrangente e habilidades complementares, tanto socioemocionais quanto comportamentais. A abordagem prepara os alunos para serem profissionais versáteis e adaptáveis, capazes de se destacar em um ambiente de trabalho dinâmico e multidisciplinar.

1. Ensino interativo e colaborativo

A UniAteneu fomenta a interação constante entre alunos e professores por meio de fóruns de discussão, metodologias ativas e integração de conteúdos abordados em sala com o material didático disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). São utilizadas salas de chat e trabalhos em grupo como ferramentas colaborativas para estimular a troca de ideias e o desenvolvimento de projetos conjuntos, promovendo a construção do conhecimento coletivo.

1. Flexibilidade e acessibilidade

São reconhecidas a diversidade de horários e rotinas dos alunos, oferecendo flexibilidade no acesso ao conteúdo das aulas, e-books, bibliotecas e laboratórios digitais, disponíveis em plataformas on-line a qualquer momento. Esta abordagem garante que a qualidade da aprendizagem seja mantida, independentemente das circunstâncias individuais dos alunos.

1. Avaliação contínua e personalizada

A avaliação é contínua e personalizada, focando não apenas no conhecimento adquirido, mas também na aplicação prática e na capacidade crítica dos alunos. São realizadas avaliações formativas, como fóruns, avaliações subjetivas e práticas, além de avaliações do conteúdo programático e preparação para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). São oferecidas aulas de revisão e feedback detalhado e regular para apoiar o desenvolvimento contínuo e ajustar as estratégias de ensino conforme necessário.

1. Suporte e orientação

É disponibilizado um sistema de suporte ao aluno, com professores e tutores oferecendo assistência acadêmica e técnica. São realizadas sessões de orientação individual e coletiva para ajudar os alunos a superar desafios e maximizar o seu desempenho.

1. Tecnologia de ponta

São utilizadas as mais recentes tecnologias educacionais, como plataformas de videoconferência, laboratórios virtuais, softwares de simulações interativas e técnicas de gamificação, para enriquecer a experiência de aprendizagem e preparar os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado.

Na UniAteneu, estamos comprometidos com um modelo acadêmico que reflete o novo normal da educação e do mercado. O nosso enfoque inovador está alinhado com as tendências atuais, oferecendo uma experiência educacional que é ao mesmo tempo moderna e transformadora.